Ambientes de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA

NOME COMPLETO DO ALUNO:

FERNANDO BAZIOTTI RA: 1114934
CURSO: MATEMÁTICA

TRABALHO PEOP
2° SEMESTRE

POLO BARÃO GERALDO
2011

Introdução

Este trabalho proposto será baseado em um tema de reflexão sobre o ponto de vista relacionado a “esporte x matemática”. Nosso objetivo é observar e comparar o contagiante e descontraído momentoem que pessoas estão envolvidas nas várias práticas de inúmeras vertentes esportivas possíveis relacionadas a uma quadra poliesportiva comunitária.
Nesse ambiente, explicaremos as formas geométricas da quadra,que nos remetem à facilidade em explicá-las desta forma e transformá-las em um ambiente informal não intencional para intencional não formal.

Capítulo I – Aprendendo na Quadra

Quemnão gosta de estar com os amigos, principalmente nos finais de semana, para jogar futebol, vôlei, basquete... em uma quadra pública? Além de prazeroso, enriquece em saúde física, mental e, porque não, social; o homem é um ser que nasceu para ser sociável, fazer amigos. Até os maiores líderes religiosos influenciaram pessoas que se tornaram seus amigos.
¹“ENDORFINA: é uma substância naturalproduzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer”. Porque não aprender matemática, se possível juntamente com um professor de educação física numa aula conjunta, no melhor momento mental do aluno, na quadra da escola? Isto seria interessante tanto no âmbito social quanto no âmbito educativo. Socialporque aproxima o aluno do professor formando uma corrente ensina-aprende-ensina e educativo cujo paradigma existente pelo preconceito e medo das exatas venha a ser quebrados.
A emissora Rede Globo, pelo programa Globo Educação, apresentou neste ano (2011), uma matéria realizada em uma escola pública estadual da capital paulista onde o déficit de aprendizado nas exatas era muito grande. Esseproblema fez com que um professor de física desta escola fizesse uma fusão com a aula de educação física conforme foi citado anteriormente e os resultados foram surpreendentes!
Há uma visão errônea sobre os jovens e adolescentes, quando afirmam que eles não têm interesse em nada. A escola não é um lugar agradável a eles por consequência da grade que leva a uma aula pragmática pelo qual o aluno devememorizar a matéria e gravá-la como se fosse sua cabeça fosse um ²HD externo. Eles querem admirar, fazer algo que gostem e lhes dê prazer; a visão mais correta seria formar pensadores e amantes da vida, descobridores, racionais... esse modelo é uma possibilidade de aprendizagem.
Há muitas maneiras de interagir com os alunos, participando da aula, fazendo parte de um debate. Por exemplo: após aprática de atividades físicas, discutir o que se aprendeu tirando provas com exercícios da própria quadra aliados com outros exercícios de fixação. O interessante é que os exercícios de fixação sejam propostos de duas formas: método adotado pela instituição educativa e método alternativo, com atividades do cotidiano, respeitando a série e a idade de cada turma.
Para mexer emocionalmente com eles,conte uma história particular de vida relacionada a um problema semelhante, onde você professor, teve uma dificuldade de resolver um trabalho, prova ou exercício de matemática e como conseguiu resolver; pesquisa, tirou dúvidas com professores e colegas de sala, enfim, quais foram as saídas encontradas.
No próximo capítulo, iremos elucidar algumas dificuldades pessoais de aprendizagem que vão desdea dificuldade de fixação da matemática até as dificuldades de comportamento pessoal de cada aluno, conforme base familiar e educacional que cada um teve ou tem até as dificuldades de bloqueio mental e psicológico de indivíduos de pensamentos negativos, lançados pela vida secular fora da escola.

¹fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/endorfina-3-1-2-427.html
²HD: disco rígido, usado para...
tracking img