Ambientes de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
O seguinte capítulo tem por finalidade certificar de que as atividades domiciliares é de fundamental importância no processo de construção do conhecimento, as novas tecnologias fazem parte da realidade vivenciada pelos alunos através de e-mail, chats, jogos on line ou mensagens de celular.
Particularmente acho muito interessante o ensino a distância, porque posso fazer os meushorários, mas mesmo assim tenho responsabilidades a cumprir.
Na EAD existem vários recursos a serem usados, como por exemplo: o rádio, a internet, a TV e outros.
A educação a distância é uma forma de ensino aprendizagem com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados... (Decreto-Lei 2.494 de 1998).
E assim como a educação presencial, na educação a distância devemos ter disciplina,muita leitura e pesquisa, por que depende do aluno como será adquirido o conhecimento, para que haja uma boa aprendizagem.
Para que possa desenvolver um bom processo de construção de conhecimento devemos primeiramente escolher um local adequado, ver o quanto você pode fazer, e sempre ter a certeza de que não está sozinha nesse processo de estudos, que possamos contar com professores da maisalota qualidade.
Na EAD realizamos as atividades em casa, relacionando assim todas as dúvidas para que possam ser sanadas durante os encontros presenciais.
Mas como transformar a sala de aula e os demais espaços escolares em espaços reais de aprendizagem, nos quais os alunos e professores possam interagir para produzir conhecimentos, abertos à comunidade e integrados às necessidades da sociedade?Para se analisar as concepções de aprendizagem que fundamentam a teoria e prática educativa do uso das novas tecnologias na educação, é preciso considerar a análise dos valores culturais, sóciopolíticos e pedagógicos da realidade, na qual o processo de informatização da escola seja um meio de ampliação das funções do professor, favorecendo mudanças nas condições e no processo deensinoaprendizagem e não como um meio de substituição da ação docente. A extensão do uso de novas tecnologias à escola não pode limitarse simplesmente ao treinamento de professores no uso de mais uma tecnologia, tornandose meros repetidores de experiências que nada acrescentam de significativo à Educação. O fundamental é levar os professores a apropriarem criticamente essas tecnologias, descobrindo aspossibilidades de utilização que elas colocam à disposição da aprendizagem do aluno, e favorecendo  dessa  forma  o repensar do próprio ato de ensinar.
Um dos cuidados essenciais a ser tomado na utilização de tecnologias na escola é o de sensibilizar os professores para o uso crítico da Informática, tendo em vista a Educação como um todo, a produção de softwares adequados a cada realidade educativa, bemcomo mudanças qualitativamente desejáveis no processo de ensinoaprendizagem. A simples modernização de técnicas não garante melhorias significativas no processo educativo. O modo de viabilizar uma educação de qualidade precisa estar calçado em fundamentos psicopedagógicos que explicitem uma certa concepção de ensino e aprendizagem.
Nos dias atuais o professor é apenas um mediador do processo deensino-aprendizagem, preparado para que tire do aluno o sentimento de curiosidade, criatividade e etc.
O professor tem hoje disponíveis vários ambientes de aprendizagem, mas cabe ao aluno buscar o total conhecimento, explorando das novas tecnologias disponibilizadas nestes espaços pedagógicos.
Informar é aprender? Informação: problema ou solução dos ambientes de aprendizagem do século XXI?Minha visão considera o mundo como um ambiente educativo enriquecido onde os alunos em sala de aula, em viagens ou em casa possam se conectar facilmente às pessoas e aos recursos de que necessitem, que permitem aos professores e aos alunos ensinar e aprender de maneira inovadora, ao mesmo tempo em que a administração escolar é agilizada.
O ambiente de aprendizagem é um lugar, espaço, comunidade ou...
tracking img