Ambientes alfabetizadores nas series iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Juliana Vargas Godoy
Fichamento: O trabalho docente na escola de massa: desafio e perspectivas
LELIS, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias
Resumo: O texto fala sobre o trabalho dos professores na escola hoje. Analisa os principais problemas enfrentados pelos professores e as dificuldades .

Segundo o texto na p. 153 2º paragrafo mesmo fala sobrea necessidade de maior quantidade de professores devido a explosão escolar e o ponto de vista que não e o mesmo desde a formação acadêmica. Levando ao rebaixamento das exigências para a entrada na profissão.
Na p. 154 no 3º paragrafo fala sobre as diferenças e desigualdade nos processos de escolarização e nas condições de trabalho do professor.
Na p. 155 1º paragrafo o texto faz a seguinteafirmação feita por Nóvoa (2008)” é preciso trazer a formação para dentro da profissão “
Na p. 157 2ª paragrafo Maroy(2006) diz que o próprio clima das escolas vem se modificando e as prioridades estão sendo outras do” engajamento ético e de confiança para um trabalho focado no domínio acadêmico(performático) e não socioeducativo e afetivo” o que leva ao mal estar profissional.
Na p.158paragrafo 2ª fala sobre as desigualdades da segregação espacial ,da seleção escolar, desigualdades e na diferenciação de escola para escola o e “evitamento” dessas escolas e sua população: família aluno e professor.
Na p. 161 no 2º paragrafo o autor fala da importância dos estudos pesquisas sobre as escolas e a efetividade do professor, em como é importante uma mão de obra docente de melhor qualidadeNo 3ª paragrafo Claude Lessard identifica três desafios as instituições formadoras:
1ª colocar perspectivas diferenciadas no desenvolvimento profissional do professor e melhorar as escolas.
2º desafio a necessidade dos professores gerenciarem os resultado da avaliação.
Também o autor adverte sobre a ênfase excessiva nos métodos quantitativos ,sem que se pense a problemática dos valores eda ética.
3ª e pensar a relação entre avaliação dos resultados e a ciência
Na p. 166 paragrafo3 º diz que “O trabalho do professor não pode ser pensado separadamente do aluno, “que não e produtivo questionar a formação e o exercício profissional dos professores sem interrogar o que mudou ,como os alunos constroem sua experiência escolar ,qual a relação com o saber qual o sentido atribuído asvivencias escolares”(Canario,2007,p.139)
Na p.171 fala sobre os vários papeis que o professor assume além da sua formaçã,o e que esses papeis leva a perda de identidade profissional levando a constatação que ensinar não é mais tão importante.
Na p.171 2 paragrafo cita que além dos problemas já enfrentados pelo professor como indisciplina ,dispersão também há falta de envolvimento dasfamílias com a escolarização dos seus filhos ,bem como a precariedade das condições de trabalho.

Na p.172 “...Há também a necessidade de reorganização do trabalho escolar, reservando aos professores tempo maior para a reflexão sobre a sua prática e o intercâmbio de ideias (Lelis e Xavier, 2010). Por esse caminho, haverá espaço para o registro de práticas pedagógicas significativas, de preservaçãodo patrimônio pedagó-gico produzido em cada escola, de modo que a experiência acumulada pelo trabalho de gerações de professores possa ser socializada, apropriada e ressignificação por todos aqueles que desempenham o ofício de professor.”

.

Leiam o texto abaixo, apresente as ideias principais do texto e reflitam sobre a necessidade ou não do processo de socialização, apoiando-se nas ideiascontidas no texto.

"A natalidade indica, pois, a entrada no mundo das realizações simbólicas e materiais de uma cultura e, ao mesmo tempo, a esperança de sua renovação. Assim como a vida busca pelo labor sua continuidade, o mundo aspira a sua durabilidade, que só pode ser atingida por meio do acolhimento em seu seio dos novos que, ao se iniciarem em suas tradições e legados culturais, poderão...
tracking img