Conceito de hidroginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ












CARLA GIOVANNA QUEIROZ RAMOS








HIDROGINASTICA








ORIENTADORA - JULIANA
















Riode Janeiro
2012


Hidroginástica


A hidroginástica é um programa de condicionamento fisico, realizado em piscinas, onde a água é utilizada como sobrecarga natural e osexercicios sao praticados predominantemente na vertical, em deep water (piscina funda) ou em shallow water (piscina com pé, pouco profunda), que tem como objetivo a manutenção profilática dasaúde. Inclui exercicios que visam a melhora da capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de proporcionar um gasto calóricode 260 a 400 kcal por hora.

A hidroginástica, pode ser vista como uma atividade que, quando praticada correctamente, consegue atender objetivos alargados no que se refere aobem-estar geral e melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes. Bem-estar este que deve ser entendido como a perfeita interação entre a saúde física e mental dos indivíduos.

VantagensSua principal vantagem é justamente a segurança que proporciona ao praticante. A prática da hidroginástica pode levar a menor impacto nas articulações, menor esforço nosmovimentos e sensação de conforto causada pela água. A hidroginástica é indicada como atividade anaeróbica, pura e simples, e também indicada para aqueles que dela realmente precisam incluindo osportadores de problemas de peso, os mais diversos. A resistência natural da água multiplica o esforço exigido em um movimento, por mais simples que seja.


Atualmente existem muitasvariações da hidroginástica, como ritmos, intensidades diferentes e adaptações de outras atividades que podem utilizar a água e seus efeitos sobre o impacto de atividades esportivas.
tracking img