Ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente, denominava-se política dos 3 R’s, mas hoje em dia, acrescentou-se mais uma palavra que se pode por em prática:
 Reduzir o consumo;
 Reutilizar os bens;
 Recuperar os bens já utilizados;
 Reciclar os materiais tais como o papel e o vidro, que depois de utilizados, podem entrar de novo na cadeia produtiva, voltando em novos produtos.


Os resíduos sólidos urbanos (RSU) -o vulgar “lixo”, incluem uma diversidade de artigos utilizados no dia-a-dia. Estima-se que, em média, a produção diária de RSU em Portugal por habitante é de 1,2 kg.
Vivemos numa sociedade altamente consumista, que, como tal, oferece grande quantidade de produtos com alto desperdício de recursos naturais e grande produção de RSU. Essa imensa utilização dos recursos naturais está levando oplaneta a um colapso e arriscando o futuro nós todos. O aquecimento global, o efeito estufa e a poluição são apenas algumas das graves consequências da interferência humana no meio ambiente e da economia moderna.
A única esperança para conter os desastres ambientais e a falta de recursos naturais essenciais, como a água e o ar puro, é a formação de uma nova consciência e a adoção de novos hábitos devida.
A escola apresenta um papel relevante à medida que pode consciencializar as novas gerações. Se os jovens incorporarem ao seu quotidiano os norteadores da reciclagem, os quatro “RS” - reduzir, recuperar, reutilizar e reciclar -, certamente, ensinarão esta lição para seus familiares e poderemos melhorar significativamente o nível de vida de todos nós.






O mar é o último lugar querecebe os resíduos não depositados, verificando-se, para muitos dos materiais, períodos de decomposição muito elevados:
• Uma linha de pesca cerca de 650 anos;
• Uma fralda descartável cerca de 450 anos;
• Uma garrafa de plástico cerca de 400 anos;
• Um jornal cerca de 6 meses;
• Caixa de cartão cerca de 2 meses.
A intervenção de todos nós para uma efetiva aplicação da política dos 4R’s(Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar) é fundamental, permitindo a redução do consumo de energia, de matérias-primas e recursos naturais, e da quantidade de resíduos depositada em aterro ou incinerada.







• Reduzir- Reduzir a quantidade de lixo que cada um de nós produz. Primeiro deve-se ter mais contenção na produção de resíduos.
A diminuição da quantidade de lixo é um dos passosfundamentais para resolver o problema da sua acumulação e melhorar o seu controle. Uma coisa que podemos fazer é procurar reduzir a quantidade de lixo produzida em nossa casa. Como? Aqui ficam alguns exemplos:

 Comprar apenas o necessário, para não haver desperdícios.
 Imprimir ou copiar apenas as quantidades necessárias.
 Não deixar as luzes acesas desnecessariamente.
 Utilizar asmáquinas de lavar roupa e loiça apenas quando estiverem cheias.
 Separar materiais para reciclar.
 Sempre que possível optar por produtos sem embalagem.
 Preferir embalagens de vidro às de plástico (o vidro é mais facilmente reciclável).
 Procurar comprar produtos cuja embalagem seja reciclável.
 Não lavar os carros à mangueira. Se o fizer com um balde e uma esponja gasta apenas cerca de 60litros, enquanto que com a mangueira pode gastar 10 vezes mais (600 litros).
 Não use a mangueira para "varrer" os passeios.
 Não utilize o autoclismo como cinzeiro (para além de os restos do cigarro constituírem um problema na fase de tratamento das águas, cada descarga do autoclismo gasta, em média, 40 litros de água).
 Não tomar banhos prolongados (5 minutos com um chuveiro abertoconsomem cerca de 60 litros de água).
 Não ligue o ferro para passar pouca roupa.
 Não abrir o frigorífico sem necessidade nem deixar a porta aberta.
 Não deixar as luzes acesas desnecessariamente.









• Reutilizar- Reutilizar, escolhendo produtos e embalagens que possam ser utilizadas várias vezes. Outro passo indispensável. Há materiais concebidos para serem utilizados várias...
tracking img