Ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

1. RESIDUOS E RECICLAGEM

A reciclagem é um processo que consiste no aproveitamento de vários produtos que já foram utilizados e que podem ser reutilizados para produzir novos produtos.
Gosto de fazer a separação de resíduos, porque estou a dar o meu contributo para a defesa do ambiente, contribuindo assim para a diminuição de CO2 (dióxido de carbono).Portanto o intuito da reciclagem será a valorização dos resíduos.

As várias etapas

Recolha a partir dos Ecopontos
É feita a selecção dos diferentes resíduos segundo as suas categorias, por exemplo, papel no papelão, vidro no vidrão, etc. No processo de triagem separam-se os materiais próprios daqueles que são impróprios à reciclagem, por fim, os materiais que são separadamente recolhidos etransportados vão para indústrias recicladoras.
A reciclagem é portanto um processo de tratamento de resíduos com forte impacto a nível ambiental, social e económico.
Em termos ambientais, a reciclagem permite uma redução progressiva dos resíduos, permitindo o desenvolvimento de nova matéria-prima.
Por fim, e não menos importante, a nível social, a reciclagem tem gerado novos postos de trabalho, oque contribui para as economias dos países, sendo que muitas empresas a nível mundial têm já preocupações com a ecologia e que está subjacente à questão da reciclagem. São, nomeadamente, as pessoas de classes sociais mais baixas que tiram os maiores rendimentos desta actividade.

Há diferentes profissões relacionadas com a recolha e tratamento de resíduos como por exemplo:

- Operador deveículos especiais;

- Motorista da viatura de recolha de cartão porta-a-porta a estabelecimentos comerciais

- Encarregado de Lavagem e Manutenção de Ecopontos;

- Operador de triagem.

A reciclagem é uma das etapas da valorização dos resíduos e constitui um dos meios prioritários da sua política de gestão. Entende-se por valorização de resíduos o conjunto de operações que visa o seureaproveitamento.
O ciclo da reciclagem compreende um conjunto sucessivo de etapas, começa pela recolha e selecção e termina com a obtenção dos produtos finais. A recolha pode ser selectiva ou não, depende se é ou não diferenciada, esta pode ser separada em dois itens que dependem do modo como o produtor trata os seus resíduos. Assim, se despeja os RSU num só contentor, a recolha é indiferenciada, sepromove a separação dos diferentes tipos de resíduos, ou seja, se coloca o papel no papelão, as pilhas no pilhão, o vidro no vidrão, etc., a recolha será selectiva.
A triagem ou pré-processamento é simultaneamente um meio de separar os diferentes componentes dos resíduos para reciclar e de retirar os materiais indesejáveis. O armazenamento, o transporte e reprocessamento são também etapas dareciclagem. Convém referir que os materiais para que possam ser reciclados necessitam de ser separadamente recolhidos e transportados para indústrias recicladoras.

Algumas vantagens da reciclagem:

Economia das matérias-primas essenciais;

Redução do montante de resíduos não biodegradáveis;

Fornecimento de matérias-primas secundárias;

Economia de energia;

Remoção de materiaisperigosos;

Redução do impacte ambiental causado pela extracção de recursos;

Criação de postos de trabalho;

Contribuição para um desenvolvimento sustentável;

Redução de resíduos a colocar em aterro.

Fig. 1 - Processo de compostagem

Outro processo de tratamento de resíduos é designado de compostagem. Este processo aponta para um controlo nadeterioração de resíduos sólidos por forma a se obter num menor tempo possível um material estável, sobrevalorizando os atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados no seu material original.
Sendo um processo natural, tem, no entanto, variações, relativamente aos seus métodos, que podem ir dos mais simples (artesanais) até aos mais complexos, sendo necessário uma...
tracking img