Ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A geração de resíduos sólidos em uma empresa de grande porte é algo que deve ter um cuidado especial.

Se considerarmos que um ser humano produz em média 0,5Kg de resíduos por dia e que 1/3 do diaele passa na empresa, então há uma geração de aproximadamente 0,166Kg de resíduos/funcionário/dia.

Considerando uma empresa como a V&M do Brasil CNPJ 17.170.150/0001-46, localizada na Av. OlintoMeireles nº65 no Barreiro, onde estão alocados 8.800 funcionários, há a geração de aprox. 1.460 Kg de resíduos por dia.

A coleta seletiva é o ponta pé inicial para a destinação correta dessesresíduos.

No ano de 1999 foi iniciada a implantação da coleta seletiva na V&M do Brasil. A Sra. Marta Maria foi uma das responsáveis pela implementação do projeto e também a pessoa que escolhemos para acoleta de dados desse trabalho.

Para implementação do projeto, os problemas enfrentados foram vários: Indisponibilidade de recursos, mão de obra não qualificada, paradigmas enraizados na culturapessoal, inflexibilidade do pessoal.

Para construir o projeto, foram realizadas reuniões envolvendo os gerentes e os facilitadores de cada setor.

Houve um ciclo de palestras de conscientização dopessoal a cerca da necessidade de implementação da coleta seletiva visando reduzir o problema da disposição errônea dos resíduos sólidos. Foi realizado ainda um plano de ação definindo atribuições decada colaborador de modo que houvesse o maior envolvimento possível do pessoal para a implementação do projeto. Após o ciclo de palestras e definição de responsabilidades, iniciou-se a instalação decoletores.

Cada coletor possui uma cor específica para cada tipo de resíduo.


• Azul: Papel
• Amarelo: Metal
• Verde; Vidro
• Vermelho; plástico
• Preto: Rejeito

Foi criado aindaum folder com explicações específicas de cada resíduo (ex: Papel sujo de gordura não deve ser jogados no coletor azul, somente no preto, pois a gordura impossibilita a reciclagem do papel).

Com...
tracking img