Ambiente externo e estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambiente externo e estrutura
No exame dos efeitos do ambiente sobre o projeto organizacional com mais detalhes, vale a pena fazer uma distinção entre três tipos de ambiente: estável, em transformação e turbulento.

Ambiente estável
Ambiente em transformação
Ambiente turbulento

Um ambiente estável tem pouca ou nenhuma mudança imprevista ou repentina. As mudanças nos produtosocorrem com pouca freqüência e as modificações podem ser planejadas com bastante antecedência. A procura de mercado tem variações apenas insignificantes e previsíveis. A legislação que afeta a organização ou os produtos permaneceu inalterada muito tempo e não tem probabilidade de mudar abruptamente. Não é provável que haja novos desenvolvimentos tecnológicos, de modo que os orçamentos de pesquisa sãomínimos ou inexistentes.
Devido ao ritmo crescente de mudança tecnológica, é difícil encontrar-se ambientes organizacionais estáveis. Mesmo assim, eles existem. Há empresas que estão conseguindo um bom lucro fiando cordões de algodão com máquinas de 60 anos de uso. Há muito tempo não ocorre uma mudança digna de nota na fabricação de palitos, tampões de bueiros e violinos. Num ambiente emtransformação, pode haver inovação em produto, mercado, legislação ou tecnologia. Mas estas mudanças provavelmente não pegarão os diretores da organização completamente de surpresa. É provável que as tendências sejam visíveis e previsíveis e as organizações se ajustam com facilidade. Por exemplo, os escritórios de advocacia estão num ambiente em mudança porque os advogados têm que se familiarizar com todasas leis novas. Entretanto, a legislação básica muda muito gradualmente. Outras organizações que operam num ambiente em transformação são muitas indústrias de prestação de serviços e de construção. Quando concorrentes lançam produtos novos inesperadamente, quando se aprovam leis sem que se seja prevenido e quando avanços tecnológicos revolucionam projetos de produtos ou métodos de produção, aorganização está num ambiente turbulento. Poucas organizações operam constantemente em turbulência. Ocorrendo uma mudança rápida e radical, estas geralmente passam por um período apenas temporário de turbulência antes de se ajustarem. Por exemplo, hospitais têm que se ajustar a um repentino aumento da procura de seus serviços quando é aprovada uma legislação previdenciária hospitalar. Novas leis decontrole da poluição e a crise de energia criaram um ambiente turbulento durante um certo tempo. Algumas firmas, porém, têm uma turbulência quase que constante - as firmas de computadores têm-se deparado com uma taxa de mudança tecnológica e de mercado rápida há duas décadas ou mais.



Tom Burns e G.M. Stalker fizeram distinção entre dois sistemas organizacionais: o mecanicista e o orgânico.Num sistema mecanicista, as atividades da organização são divididas em tarefas separadas, especializadas. Os objetivos e a autoridade relativos a cada indivíduo e sub-unidade são definidos com precisão pelos administradores de nível mais alto. O poder nestas organizações segue a cadeia de comando burocrática clássica anteriormente descrita.

Num sistema orgânico, é mais provável que os indivíduostrabalhem em grupo, e não sozinhos. Há menos ênfase em se receber ordens de um chefe ou em dar ordens a subordinados. Os membros se comunicam através de todos os níveis da organização para obter informações e aconselhamento.

Após estudar diversos tipos de empresa, Burns e Stalker concluíram que o sistema mecanicista era mais apropriado para um ambiente estável, enquanto que os sistemasorgânicos serviam mais para um turbulento. Provavelmente, as organizações que operam em ambientes em transformação têm uma combinação de ambos os sistemas (mecanicista e orgânico). Num ambiente estável os membros da organização têm pouca necessidade de um leque flexível de qualificações, pois cada uma delas provavelmente continuará executando a mesma tarefa. Assim, a especialização por qualificação é...
tracking img