Ambiente em desenvolvimento android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambiente de Desenvolvimento.




Para desenvolver aplicativos móbile direcionados a plataforma Android com uso da tecnologia de Realidade Aumentada, é necessário seguir alguns passos importantes.

Para ficar mais didático, partiremos do principio básico que é a instalação e configuração do ambiente para desenvolvimento de aplicativos Android, e na seqüência abordaremos a instalação econfiguração do SDK Vuforia da empresa Qualcomm, que é responsável pelas bibliotecas e funções para desenvolvimento de aplicação de Realidade Aumentada.




Instalação Android.


O sistema operacional Android é baseado no Kernel 2.6 do Linux, o qual é responsável pelo gerenciamento de memória, processos, segurança, redes, etc.


Para construir aplicativos voltados a plataforma Android,utiliza-se a linguagem Java. Porém ao contrario do que estamos acostumados, em que a linguagem Java é copilada pela máquina virtual Java (JVM), os aplicativos Android utilizam uma maquina virtual cujo nome é Dalvik, que foi desenvolvida para otimizar a execução dos mesmos em dispositivos móveis.


O desenvolvimento se dá a partir da utilização do Android SDK, que vem com ferramentas utilitárias euma API completa.

Atualmente no mercado de desenvolvimento Java, existem duas IDEs Fantásticas, sendo elas a IDE Eclipse e a IDE NetBeans. Através de uma analise em relação a integração do Android SDK e a IDE, optamos por utilizar o Eclipse 3.7.1 (Indigo).

Estamos utilizando uma maquina OS Microsoft Windows 7 64bit.

Primeiramente se deve fazer a instalação do IDE Eclipse 3.7.1, o mesmoutiliza de uma interface amigável e fácil de ser configurada, sendo assim não abordaremos questões de configurações especificas do Eclipse.
O desenvolvimento de qualquer aplicativo ou sistema, que utilize a linguagem Java, é necessário a instalação do JDK, lembrando que o Android é compatível com, no mínimo o JDK 5.

O SDK Android pode ser adquirido no sitehttp://developer.android.com/sdk/index.html.
O mesmo, deve ser descompactado em um diretório, para uma boa organização do ambiente o endereço utilizado é c:\android\android-sdk-windows.

O Android dispõe de varias versões, isso se dá ao crescente numero de modelos de Smartphones capazes de operar um OS cada vez mais robusto. Cada versão do Android leva um identificador como API Level, este identificador é importantíssimo na hora dedecidir para qual plataforma ou quais os celulares que iremos desenvolver.

Ao baixar o SDK Android, o mesmo vem vazio de plataformas, sendo assim necessário baixá-las. O SDK dispõe de um gerenciador de plataformas, a partir dele é possível adiquirir novas versões e até mesmo plugins para o desenvolvimento de acordo com a necessidade. (figura 1)

[pic]
Figura 1 – SDK Manager


Com um grandenumero de aparelhos Smartphones rodando o Android 2.2 é muito importante que está plataforma faça parte do ambiente de desenvolvimento.

Após fazer a instalação da plataforma, é recomendado adicionar as pastas tools e platform-tools a variável de ambiente (PATH) do OS.(LECHETA 2010, P 38).
O SDK Android contém um plugin capaz de emular o OS Android, no próprio computador, este plugin leva onome de AVD (Android Virtual Device), para a configuraçao deste emulador, temos o AVD Manager, um gerenciador que facilita a implatação do AVD no computador.

Para integrar o SDK android com o eclipse, é necessario a instalação do plug-in ADT (Android Development Tools), o mesmo pode ser adquirido no site do Android. A configuraçao do ADT pode ser feita da seguinte forma, acessando o menu Help,Install New, add, basta agora apontar para o Eclipe onde foi está o arquivo referente ao ADT.

Após reiniciar o eclipse é necessário apontar onde para qual diretório o SDK Android foi instalado, esse processo pode ser feito da seguinte forma: menu window, preferences, android, preencha o campo SDK location com o endereço do SDK Android, no nosso caso ficaria c:\android\android-sdk-windows....
tracking img