Ed 03

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1 
Habilidades a serem desenvolvidas 
peratória(s): Capacidade de inferir e interpretar; Capacidade de sintetizar conteúdos de textos verbais; Capacidade para estabelecer relações e conexões conceituais. 
  Específica(s): Identificar em textos verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos; Apresentar conclusões extraídas deanálises de textos e situações-problema; Refletir a respeito de problemas socioculturais a partir de estudo de caso, situações-problema, textos etc. 
DADOS DA QUESTÃO 
  A diferença entre os salários pagos a homens e mulheres cresceu em 2010, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2009, os salários dos homens eram 24,1% acima dodas mulheres. No ano seguinte, essa diferença alcançou 25%. Em 2010, segundo o IBGE, as mulheres receberam, em média, 2,8 salários mínimos, enquanto a remuneração dos homens foi de 3,5 salários. No mesmo ano, 57,9% do pessoal assalariado ocupado eram homens, enquanto as mulheres representavam 42,1% do total. 
Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/diferenca-de-salario-entre-homens-e-mulheres-cresceu-em-2010-diz-ibge.html> Acesso em: 20/01/2013 (adaptado).  

  
O Comitê Ad Hoc, formado por professoras universitárias participantes do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para Mulheres, se reuniu hoje (16), em Brasília, para avaliar o que foi desenvolvido por 81 empresas em termos de ações de gênero e raça. Em fevereiro, haveráoutra reunião para atribuição do selo do programa para as empresas que tenham cumprido uma política de igualdade entre mulheres e homens e racial. O programa é voltado para mulheres e mulheres negras. A empresa tem que identificar o perfil de seus funcionários e, depois, fazer uma proposta de ação para garantir que esse público tenha uma mesma proporção em diversos setores, inclusive cargos degerência.  
Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/advogado-de-defesa/planos-de-saude-ganham-36-milhoes-de-clientes/> Acesso em: 20/01/2013 (adaptado). 

 A partir da análise dos textos acima, redija um texto dissertativo sobre a discriminação de gênero no mercado de trabalho brasileiro, contemplando os aspectos seguintes: 
a)    Conceito de discriminação de gênero; 
b)    Causas econsequências da discriminação de gênero; 
c)    Proposta de medida que combata a discriminação de gênero dentro das empresas.  
Observações: 
• Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narração etc.). 
• O texto deve ter entre 8 e 10 linhas. 
• O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa. 

Habilidadesa serem desenvolvidas 
 Operatória(s): Capacidade de inferir e interpretar; Capacidade de sintetizar conteúdos de textos verbais e não verbais; Capacidade de argumentar. 
  Específica(s): Contrapor interpretações de um mesmo fato em diferentes textos; Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.); Organizar as ideias e expressões de forma clara e objetiva;Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais. 
DADOS DA QUESTÃO 
 
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) também se associa à celebração do Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres lançando uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres. Segundo a APAV, a frase “Até que amorte nos separe”, remete “para a existência de um crescente número de mulheres vítimas de violência doméstica que são assassinadas pelos seus maridos ou companheiros conjugais”.  
Disponível em: <http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=605878&tm=8&layout=121&visual=49> Acesso em: 20/01/2013 (adaptado). 
 Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que na Austrália,...
tracking img