Ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ambiente de Trabalho
 A boa higiene é um dos requisitos para a saúde do profissional de beleza e demais profissões que têm como área de trabalho a pele humana. A cada dia, os profissionais destas áreas vão evoluindo no Controle de Infecção Cruzada (CIC) nos seus gabinetes, ou através da limpeza, esterilização, antissepsia dos equipamentos, ou pelo utilização de produtos descartáveis. Atendência do utilizar de produtos descartáveis de uso único para evitar risco de contaminação não é um fato recente. Se você analisar, esta preocupação vem de longe, e está presente em todos os aspectos de nosso dia - a - dia. É o caso de copos, seringas, agulhas, toalhas, preservativos, guardanapos e uma infinidade de produtos. Da AIDS à Hepatite Afinal, da AIDS à Hepatite B, existe uma série de vírus,bactérias, fungos (micose), colocando em risco a vida humana. Especificamente na manicure, o Controle de Infecção Cruzada (infecção transmitida do paciente para o profissional ou vice-versa) é a principal preocupação. Tanto para o profissional como para o paciente (cliente), por isso, o uso de produtos descartáveis é fundamental e tem cada vez mais aceitação dos pacientes. As luvas, apesar de seremmuito importantes, não são barreiras completamente impermeáveis, com freqüência sofrem perfurações e rupturas que comprometem sua função. Se ocorrer um acidente perfurante, removam as luvas, procedam a degerminação e coloquem um novo par.
**Higiene Pessoal**
É super importante a lavagem das mãos depois de trabalhar, assim você evita que se contamine ou contamine alguém, não é nada bonito vocêacabar de fazer um pé e depois comer ou colocar as mãos na boca e etc... Também, é muito importante o uso de roupas brancas para certificar que estará sempre limpa e impecável, o uso de jaleco é muito importante para que a sujeira não entre em contato com a sua roupa. Lavá-las todos os dias também é imprescindível.

Dica: Logo que acabar uma cliente lave bem as mãos com um sabonete neutro,aplique um pouco de álcool nas mãos para certificar-se de que estará limpo. O uso de luvas e materiais descartáveis é muito importante para você e sua cliente. Isso certificará de que você profissional, se preocupa com o seu bem-estar e de sua cliente.
 
O Uso de Luvas e outros Materiais Descartáveis
 O Custo de materiais descartáveis e a ausência da sensibilidade nas mãos são fatores negativosapontados pelos profissionais. O custo poderia ser minimizado com o uso de Autoclave, que por sua vez, é um aparelho caro. Acontece e já foi demonstrado que, após o uso, a luva pode apresentar microporos, quando não, macroporos, principalmente nos dedos indicadores e polegares. Quanto a ausência de sensibilidade, inúmeros testes comprovam que o uso de luvas não diminui a performance dos profissionaisem vários tipos de procedimentos. O que deve ser almejado é o hábito. Os clientes aprovam e preferem. Se o profissional se sentir muito prejudicado com este custo adicional (das luvas) , é melhor incluí - lo no preço do atendimento. O curso deve estimular o uso da luva. E aqui, uma palavra aos colegas que têm costume de usar relógio, anéis, pulseiras, alianças, unhas compridas, etc.: estes adereçosnão combinam com o Controle de Infecção Cruzada. A questão não é estética, mas técnica, não há como contestar. Despojemo-nos de tudo para trabalhar. Se o relógio de pulso é para o controle do tempo de atendimento, compremos um relógio de parede. A degermação (lavagem de mãos) é um procedimento de comprovada eficácia para o Controle de Infecção Cruzada. Visa a remoção da flora transitória, célulasdescamativas, suor, oleosidade da pele e ainda quando associado a um anti-séptico promove a diminuição da flora residente.
O tempo da lavagem das mãos é importante, não só pela ação mecânica, mas também para obter o efeito desejado pela ação do anti-séptico. Anéis, pulseiras, alianças e relógio devem ser retirados antes de iniciar a lavagem de mãos. Lembre-se assim que colocamos as luvas, um...
tracking img