Amassador de latinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JATO D´ÁGUA
Tanto no jato d'água somente com água quanto no abrasivo, as aplicações podem ser subdivididas por dimensão.

Unidimensional
No corte reto, usa-se com freqüência o jato d'água contínuo. A estrutura do sistema costuma ser bastante simples, as velocidades são altas e o sistema é quase sempre somente de água. As considerações mais importantes dizem respeito à velocidade decorte, confiabilidade e umidade residual mínima.
Por usar fluxos muito pequenos (o consumo de água é bastante baixo), o sistema pode utilizar várias cabeças de corte ao mesmo tempo.
Aplicações: papel, plástico, placas de gesso, bolo, pizza congelada, espuma, material isolante, produtos agrícolas – praticamente qualquer material macio.
Bidimensional
     A aplicação mais difundida é a mesa decorte 2D. A cabeça de corte se move em eixos X-Y, de acordo com as saídas definidas pelo controlador CNC. Em vários casos, o eixo Z (altura) é controlável, para adaptação a materiais não planos ou mais espessos, pois a cabeça de corte precisa esta bem próxima do material a ser cortado. Esse tipo de sistema é o mais adequado para a rápida produção de vários tipos de peças de inúmeros materiais.     Dentre as características importantes, podemos citar a velocidade de corte (algumas máquinas se movem a velocidades de até 115 metros por minuto) e o número de peças a serem cortadas (algumas máquinas têm várias cabeças, muitas com capacidade de corte reverso ou espelhado). O tamanho das máquinas varia bastante, de mesas de 0,6 m X 0,6 m a mesas enormes. Há ainda muitas opções a considerar,dentre elas, se a mesa terá uma serra ou um cortador de plasma preso a ela.
     Aplicações: metais, compostos, juntas, cerâmica, pedra, vidro - qualquer material com densidade consistente
Tridimensional
Há dois subgrupos para aplicações 3D: aplicações de robótica, em que a cabeça de corte fica instalada em um braço robótico, e mesas de corte, que recebem um eixo de rotação e giratório, alémdos eixos X, Y e Z.

As aplicações de robótica conseguem cortar materiais com forte curvatura e profundidade global, como revestimentos internos do teto de automóveis, painéis de instrumentos, painéis de portas, dentre outros. A velocidade de corte e o tempo de ciclo da peça são considerações bastante importantes.

Uma cabeça de corte de cinco eixos pode cortar cones em folhas dematerial plano, chanfros e furos em tubos. Embora sejam mais caras, essas máquinas são extremamente versáteis.

ELETROEROSÃO
A Eletroerosão, ou usinagem por descargas elétricas,é um processo indicado na usinagem de formas complexas em materiais condutores elétricos, especialmente aqueles de alta dureza, e de dimensões diminutas, difíceis de serem usinados por processos tradicionais deusinagem.Aplicando-se uma diferença de potencial (em corrente contínua) entre duas placas condutoras de eletricidade, chamadas de eletrodo e peça, separadas por uma pequena distância (de 0,012mm a 0,050mm) denominada GAP, ocorrem descargas elétricas entre elas. Na verdade, neste espaço entre a peça e o eletrodo, circula o fluido dielétrico que se torna eletrolítico na forma gasosa. No instante da descargaelétrica, o eletrodo e a peça não estão em contato devido ao meio dielétrico que os envolve. Ao iniciar o ciclo de erosão, na pequena região de descarga elétrica, a potência despendida por unidade de área pode chegar até 1000 W/m2, a temperatura até 12.000°C, assim o fluido dielétrico evaporará, tornando-se eletrolítico e no meio gasoso a pressão poderá alcançar as marcas de até 200 atm. Essa descargaelétrica durará alguns milionésimos de segundo. Este período é denominado de Ton. Cessada a descarga elétrica, inicia-se, por alguns milionésimos de segundo, o período Toff, período que ocorrerá a emersão dos gases eletrolíticos. Os espaços ocupados pelo gás serão preenchidos pelo fluido dielétrico em temperatura menor que a região em usinagem, assim, com o choque térmico, ocorrerá uma...
tracking img