Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que provoca uma deterioração progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas ( memória, atenção, concentração, linguagem epensamento).
A deterioração tem como consequências alterações no comportamento, personalidade, e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das actividades do dia a dia.
Este tipo dedoença caracteriza-se pela morte de neurónios em determinadas partes do cérebro.
A doença de Alzheimer espalha-se através do córtex cerebral (a camada exterior do cérebro), a capacidade de critica ejulgamento diminui, crises emocionais podem ocorrer e a linguagem compromete-se. A evolução da doença leva à morte da maior parte do tecido nervoso apresentando expressivas mudanças de comportamento,tais como vaguear sem rumo e agitação.



Ainda não se sabe ao certo as causas desta doença, sabe-se que é uma doença muito relacionada com a idade. Afecta principalmente pessoas com mais de 50anos. Mas também pode aparecer antes “ Alzheimer precoçe” ou familiar.
A idade, a hereditariedade, baixos níveis de estímulo intelectual, mulheres após a menopausa, os estrogénios (hormonas femininas)são protectores. a falta dessas hormonas constitui factores de risco para o aparecimento da doença.
Os sintomas iniciais da doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial etemporal, confusão, problemas de raciocinío e pensamento. Os sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada.

Numa primeira fase o doentede alzheimer pode apresentar:

Esquecimentos,
Dificuldade de memória,
Descuido da aparência pessoale do trabalho
perda de autonomia para a sua vida diària
Desorientação no tempo e noespaço
Perda de iniciativa
Alterações de personalidade
Cansaço
Falta de atenção e de concentração.

Segunda fase:

Dificuldade de reconhecer pessoas
Incapacidade de aprendizagem
Incontinência...
tracking img