Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Estagiário (a): Letícia Fernanda Ruas Santos
Professora supervisora: Luara Cristiane Dourado Neves

INSTITUIÇÃO: “JOÃO XXIII”ESTUDO DE CASO: ALZHEIMER

Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo a capacidade de trabalho e relação social einterferindo no comportamento e personalidade. De início o paciente começa a perder sua memória mais recente. Podem até se lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer de que acabou derealizar uma refeição.
Com a evolução do quadro, a doença causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa ficacada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como higiene pessoal e alimentação.
Epidemiologia: No Brasil existe cerca de 15 milhões de pessoas maiores de 60 anos deidade. Desses 6% sofrem de mal de Alzheimer. Segundo dados da associação brasileira de Alzheimer (Abraz) em todo mundo 15 milhões de pessoas têm Alzheimer doença incurável que causa grandestranstornos as vítimas. Nos Estados Unidos é a quarta maior causa de morte de idosos entre 75 a 80 anos. Perde somente para o infarto, derrame, e câncer.
Modo de Transmissão: A causa do Alzheimer édesconhecida, mas seus efeitos deixam marcas fortes no paciente. Normalmente, atinge a população de idade avançada, embora se registre casos em pessoas jovens. Os cientistas já conseguiram identificar umcomponente genético do problema, mas a solução ainda encontra-se distante.
Sintomas: Estágio I (forma inicial), alterações na memória, personalidades e habilidades espaciais e visuais.
Estágio II(forma moderada), dificuldades para falar, executar tarefas simples e coordenar movimentos, agitação e insônia.
Estágio III (forma grave), resistência a realização de tarefas diárias, incontinência...
tracking img