Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO Nº 1: A ORIGEM DA FILOSOFIA
1. A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
2.Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
5.Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (...) a invenção da palavra filosofia.


1.A filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e das causas do mundo e de suas transformações, da origem e das causas das ações humanas edo próprio pensamento, é um fato tipicamente grego.
3.Quando se diz que a filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidaspor outros povos e outras culturas.
4.Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.


1.Por causa da colonização europeia das Américas, (...) somos herdeiros do legado que a filosofia grega deixou para o pensamento ocidental europeu.2.Desse legado, podemos destacar como principais contribuições as seguintes:
3.- A idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais; (...)
7.- A idéia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento; (...)
8.- A idéia de que nosso pensamento também operaobedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso. (...)
1.- A idéia de que as práticas humanas, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional; (...)
2.- A idéia de que os acontecimentos naturaise humanos são necessários, porque obedecem a leis naturais ou da natureza humana; (...)
7.- A idéia de que os seres humanos, por natureza, aspiram ao conhecimento verdadeiro, a felicidade, a justiça. (...)
1.-Em suma, a filosofia surgiu quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades aalguns escolhidos, mas, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão. (...)
FICHAMENTO Nº 2: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
1.Por que os seres nascem e morrem? (...)
2.Por que tudo muda? (...)
3.Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? (...)
4.Por que o que parecia uno se multiplica em tantosoutros? (...)
1.Por que as coisas se tornam opostas ao que eram? (...)
2.Por que nada permanece idêntico a si mesmo? (...)
3.Foram perguntas como essas que os primeiros filósofos fizeram e para elas buscaram respostas.
4.Sem duvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações não satisfaziam aos queinterrogavam sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres.


1.Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e inicio do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (...), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
2.(...) A...
tracking img