O turismo de japaratinga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JOSÉ LACERDA FILHO – FAJOLCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

Pamella Rodrigues de Freitas Pimentel

A POTENCIALIDADE TURÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE JAPARATINGA – AL - BRASIL

Ipojuca/PE
2011
Pamella Rodrigues de Freitas Pimentel

A POTENCIALIDADE TURÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE JAPARATINGA – AL - BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentadocomo requisito final para obtenção do Diploma de Graduação em Administração Geral, da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas - FAJOLCA.

Orientador: Prof. Heitor Aroxa Barros

|

Ipojuca/PE, 2011.
A POTENCIALIDADE TURÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE JAPARATINGA – AL – BRASIL

PAMELLA RODRIGUES DE FRETAS PIMENTEL

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo deenfatizar o turismo e a garantia de sustentabilidade de cidades que apresentam o turismo não apenas para o lazer, mais como oportunidade de emprego para a população.
A partir dessa analise, pretende-se contribuir à compreensão da realidade de Japaratinga do ponto de vista e suas poucas atividades desenvolvidas e assim, alertando para a necessidade de uma gestão integrada e participativa dasatividades turísticas.
Por tanto este trabalho busca unir elementos, organizar dados fundamentais para viabilizar uma dedução coerente de princípios capazes, ao entendimento do turismo como um fenômeno humano, posto que abarca varias dimensões: cultural, ambiental e econômica.

Palavras – chave: Turismo, sustentabilidade, lazer.

INTRODUÇÃO

O imenso litoral nordestino é o principal fator quecontribui no turismo local. O turismo é um fenômeno de características abrangentes, por isso o turismo associa-se a sustentabilidade/ insustentabilidade na qual se inclui e que podendo considerar neste momento, que a associação com a sustentabilidade contribui de fato as atividades turísticas principalmente em lugares onde a economia passa por período de estagnação. (TREVISAN e MOREIRA, 2005)
Oprocesso de globalização trouxe crescentes e profundas transformações no cenário socioeconômico dos países. Mudanças importantes no sistema mundial revelavam a necessidade de tratar à questão do turismo com garantia de sustentabilidade nas cidades grandes e conseqüentemente para cidades pequenas, como um crescente movimento em relação ao turismo. O interesse em desenvolver o trabalho sobre o turismoe as suas potencialidades, se deve ao fator de perceber que ele é o setor que mais tem crescido nos últimos anos e que pode ser o meio de sustentabilidade de uma cidade, baseados nos elementos socioeconômicos e político. (CALHEIROS, 2004)
Este trabalho tem por objetivo analisar como o turismo em Japaratinga pode ser conhecido como um potencial turístico de desenvolvimento de uma cidade. Paraatender esses objetivos, foi feito um levantamento bibliográfico e pesquisas de campo completando assim esse estudo, com a finalidade de detectar os pontos positivos e negativos da área estudada. Como ponto de partida, a expansão bibliográfica versará sobre o desenvolvimento do turismo e sua conseqüência, e em seguida sobre as características e origem da cidade de Japaratinga e a evolução do turismono município.

1. REVISÃO DA LITERATURA

O turismo é um fenômeno social. Nasce de um conjunto de atividades de natureza heterogêneas e, por isso, deve ser estudados e analisados de acordo com as exigências e as propriedades dos métodos, que é a verificação da diversificação dos atrativos para diminuir os problemas que possam surgir; dos sistemas, tendo como fator de diferenciação ainfra-estrutura que inclui a presença de atividades, serviços, e dos critérios específicos para tais exigências, etc. (ANDRADE, 2004)
Cabe a cidade garantir um ambiente de bem estar, de respeito, pois antes de qualquer disposição teórica a respeito de turismo, do turista, dos recursos humanos e dos equipamentos considerados turísticos, deve-se estabelecer o seguinte principio: o homem, o espaço e o...
tracking img