Alvenarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BEKAERT

BEKAERT

Murfor

Armaduras para alvenarias Segurança reforçada para: O empreiteiro O técnico O arquitecto O promotor

Murfor

®

A IDEIA CONSTRUTIVA

M

urfor® Armaduras para alvenarias

Murfor

®

Trata-se de uma armadura préfabricada composta por dois varões de aço paralelos, unidos por pontos de soldadura a um terceiro sinusoidal, formando treliça, num mesmoplano. O aço utilizado cumpre as especificações do tipo: Fe TE 500 - Resistência mínima à ruptura por tracção: 550 MPa. - Limite mínimo de elasticidade: 500 MPa. - Resistência mínima ao corte dos pontos de soldadura: 2500 N. - Os varões redondos são rugosos para se obter uma boa aderência às argamassas. - Cumpre a norma Europeia EN845-3

1

Murfor®

2

Murfor®

3

Murfor®

nomia ior ecoMa
Murfor® oferece novas possibilidades arquitectonicas, nomeadamente: - Substitui os lintéis e padieiras em betão. - Substitui cintas de travamento em betão. - Permite executar alvenaria de tijolo à vista com acabamento impecável nas duas faces. - Permite um maior afastamento entre juntas de dilatação e entre montantes de paredes em construção industrial.

de ualida Mais q

prego de em adeFacilid

Murfor® aumenta a resistência à tracção das alvenarias, sujeitas a cargas concentradas e/ou excêntricas. Murfor® aumenta a rigidez da construção mediante a união de paredes resistentes e de suporte com as divisórias interiores. Murfor® aumenta a ductilidade das alvenarias. Murfor® é a solução contra a formação de fissuras devidas a: - Sobrecarga por flexão, tracção ou corte. - Retracçãoe dilatação. - Assentamentos diferenciais. - Sismos, vibrações e explosões.

BEKAERT

- Murfor® tem pequena espessura e aplica-se facilmente nas juntas de assentamento horizontais em argamassa de cimento (tradicional) ou cimento-cola (junta delgada). - Graças ao seu reduzido peso, a manipulação do Murfor® em estaleiro torna-se muito simples. - Murfor® adapta-se a uma grande diversidade deaplicações em alvenarias.

2

maior resistência

evita fissuras

fácil de aplicar

Murfor® Gama de produtos
• 2 tipos ferros redondos = RND Ferros de secção circular para alvenarias de junta tradicional (tijolos e blocos de cimento).

Comprimento = 3,05 m Diâmetro dos varões longitudinais = 4 ou 5 mm Pêso = aproximadamente 0,4 kg/m

ferros espalmados = EFS Ferros espalmados paraalvenarias de junta delgada.

Comprimento = 3,05 m Diâmetro dos varões longitudinais = 8 x 1,5 mm Pêso = aproximadamente 0,3 kg/m

• 3 protecções anti-corrosão
Z = armaduras galvanizadas
Aço Zinco

E = armaduras galvanizadas e revestidas a Epoxy
Epoxy

S = armaduras em aço inoxidável
Aço Inox

Com camada mínima de zinco de 60 gr/m2, para proteção da armadura contra a humidade.

Camadade pintura Epoxy de espessura mínima de 100µ, sobre o ferro galvanizado, para alvenarias sujeitas a humidade elevada.

Zinco

Aço

Fabricadas em aço inox 18/8 para utilização em ambientes muito agressivos.

• 6 medidas

Programa de dimensionamento segundo o Eurocódigo 6 disponível gratuitamente em: www.bekaert.com/building

BEKAERT
3

Algumas aplicações

1

Assentamentosdiferenciais

3

Prevenção de fissuração em panos de grande comprimento

Os problemas derivados da construção de muros sobre terrenos de compactação insuficiente ou irregular, podem-se minimizar consideravelmente com a aplicação de armaduras Murfor® nas juntas. Esta deve ser aplicada nas primeiras cinco fiadas incluindo as de fundação e, posteriormente, cada 0,50-0,60 m.

2

Concentração detensões
As tensões que se formam no contorno das aberturas das alvenarias, podem ser absorvidas de forma eficaz com a aplicação de armaduras Murfor® nas duas fiadas imediatamente acima do lintel e, no caso de janelas, também nas duas fiadas alternadas abaixo do peitoril.

Os movimentos devidos a dilatações e retracções estruturais podem provocar fissuras em panos de parede de grandes dimensões....
tracking img