Alvarez de azevedo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e obras de Álvares de Azevedo


















1) Introdução


Por volta de 1850 começa a surgir nos meios universitários de São Paulo e Rio de Janeiro novos grupos de poetas, responsáveis pela segunda geração da poesia romântica no Brasil, conhecida como Ultra-Romantismo. Inspirados principalmente em grandes escritores europeus como Lord Byron e Alfred deMusset, esses jovens egocêntricos e desinteressados da vida político-social vivem sem perspectivas, entre os estudos, a libertinagem, e as horas de ócio, sempre à espera da morte(ou correndo em direção a ela).
A revolta contra os valores vigentes faz com que a produção literária dessa época crie uma onda de pessimismo doentio diante do mundo, que manifesta-se no apego aos ambientes sombrios edecadentes, no vício, e na autodestruição através do álcool, do ópio, e de outras drogas. Acentuam dessa forma traços como o subjetivismo e o sentimentalismo, sondando as regiões desoladas da mente humana. Nesse cenário conturbado é que viveu um dos maiores representantes do Romantismo no Brasil.

2) Vida e Morte

Em 12 de Setembro de 1831 nasce Manuel Antônio Álvares de Azevedo, nacidade de São Paulo. Do nascimento à morte a figura de Álvares de Azevedo é cercada de contradições, incluindo até mesmo o local de nascimento. Alguns biógrafos alegam que ele tenha nascido na sala da biblioteca da Faculdade de Direito de São Paulo, porém a hipótese mais aceita é que tenha nascido na casa de seu avô materno.
No ano de 1833, muda-se com os pais para o Rio de Janeiro e, em1840, ingressa no colégio Stoll, onde destaca-se como excelente aluno (exceção à ginástica, como já era de se esperar). Cinco anos depois, entra para o internato Colégio Pedro II. Ao contrário da maioria, nasceu em uma família rica e tradicional, e foi um dos poucos poetas que cresceu em condições plenamente favoráveis para seu desenvolvimento intelectual e cultural. É de extrema importância saber quecom tão pouca idade, Maneco Antônio, como era conhecido pelos amigos e pela família, já devorava dezenas de volumes de autores clássicos e conceituados da literatura universal que pedia à mãe e à irmã para trazerem da Europa. Byron, Poe, Goethe, Shakespere, Heine, Musset, Lamartine, George Sand, juntamente com outros grandes filósofos, e isso só para começar a lista que rendeu ao nosso poeta umainterminável erudição. E não acaba aí. Tinha vasto domínio sobre história, arte, música e muitas outras áreas do conhecimento. Tamanha genialidade rendeu a Álvares de Azevedo a Carta de Bacharel em Letras quando tinha apenas 16 anos.
Em 1848 matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, onde foi estudante aplicadíssimo e de cuja intensa vida literária participou ativamente, fundando,inclusive, a Revista Mensal da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano.
Entre seus contemporâneos, encontravam-se José Bonifácio (o Moço), Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, estes dois últimos suas maiores amizades em São Paulo, com os quais constituiu uma república de estudantes na Chácara dos Ingleses.
O meio literário paulistano, impregnado de afetação byroniana, teria favorecidoem Álvares de Azevedo componentes de melancolia, sobretudo a previsão da morte, que parece tê-lo acompanhado como demônio familiar. Proferiu as orações fúnebres por ocasião dos enterros de dois companheiros de escola, cujas mortes teriam enchido de presságios o seu espírito.
Entre 1848 e 1851, publicou alguns poemas, artigos e discursos. Depois da sua morte surgiram as Poesias (1853 e 1855),a cujas edições sucessivas se foram juntando outros escritos, alguns dos quais publicados antes em separado
Álvares de Azevedo, o representante brasileiro mais legítimo do mal-do-século, foi fortemente influenciado por Lord Byron e Musset. Sua poesia é marcada pelo subjetivismo, melancolia e um forte sarcasmo. Os temas mais comuns são o desejo de amor e a busca pela morte. O amor é sempre...
tracking img