Aluminio elemento e seus compostos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este relatório tem como objetivo declarar o resultado obtido no experimento realizado no laboratório do Instituto Federal Baiano Campus Catu. O experimento baseou-se na observação do comportamento do alumínio frente à água e em soluções ácidas e básicas e reconhecer que soluções aquosas dos sais de alumínio são ácidas, entretanto entender o papel de compostos de alumínio o tratamento daágua, bem como identificar o caráter ácido-base do hidróxido de alumínio.

Palavra-Chave: Alumínio. Comportamento. Identificação.

OBJETIVO

Observar o comportamento do alumínio frente à água e em soluções ácidas e básicas; Reconhecer que soluções aquosas dos sais de alumínio são ácidas; Entender o papel de compostos de alumínio no tratamento da água: Identificar o caráter ácido-base dohidróxido de alumínio.

INTRODUÇÃO
O alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre (8,13 %) e, logo a seguir ao oxigênio e silício, o terceiro elemento mais abundante. Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tais como óxidos ou silicatos. A maior parte do alumínio produzido atualmente éextraída da bauxita. Além deste, o único minério que serve de matéria prima para o metal é a naftalina, um silicato de sódio, potássio e alumínio. O nome bauxita deriva do nome da localidade Les Bauxs no sul de França, onde foi descoberta em 1821. O termo é genérico, referindo-se a um minério ou a uma mistura de minerais ricos em óxidos de alumínio hidratados formada pela erosão de rochas ricas nesteelemento, como a naftalina Durante a erosão, os silicatos são decompostos e os produtos de decomposição (sílica, cal e os carbonatos de sódio e potássio) são filtrados, deixando um resíduo rico em alumina, óxido de ferro e óxido de titânio.
Devido à sua elevada condutividade elétrica, ductilidade e baixa massa atômica são freqüentemente utilizadas para linhas de transmissão elétricas. O metal temtambém sido utilizado no revestimento de espelhos de telescópio, bem como no fabrico da chamada folha de alumínio, utilizada na embalagem de alimentos. O alumínio apresenta estruturas metálicas de empacotamento compacto a grande diferença de tamanho entre B e Al provoca muitas diferenças nas suas propriedades. Por exemplo, o B é um não-metal, tem ponto de fusão extremamente elevado, sempre formaligações covalentes e seu óxido é ácido. Em contraste, o Al é um metal, tem ponto de fusão muito mais baixo e seu óxido é anfótero (pode fazer generalizações desse tipo, mas não é recomendável se fazer argumentações quantitativas dizendo, por exemplo, que o Al³ tem o dobro do tamanho do B³, ou que os raios metálicos diferem por um fator de 1,6, já que o íon B³ não existe e o B não é um metal).MATÉRIAS E REAGENTES
• EXPERIMENTO 1

5 tubos de ensaio
Pedaço (aparas) de alumínio
Água destilada
Hidróxido de sódio
Ácido clorídrico

• EXPERIMENTO 2

Sulfato de alumínio
Água

• EXPERIMENTO 3

Água barrenta
2 provetas
Sulfato de alumínio
Óxido de cálcio sólido

• EXPERIMENTO 4

4 tubos de ensaio
Sulfato de alumínio
Hidróxido de sódio
Azul de timol

PROCEDIMENTOEXPERIMENTAL

• EXPERIMENTO 1

1.Tomou-se cinco tubos de ensaios e colocou, em cada um deles, um pequeno pedaço(aparas) de alumínio.
2.Adicionou-se a um deles 1 mL de água destilada, em dois tubos colocou-se, separadamente, 1 mL de solução 6 mol L-1¹ de hidróxido de sódio e 2 mol L ¹. Em mais dois tubos foram feitas as misturas do metal com solução 6 mol L¹ de ácido clorídrico e 2 mol L¹ deácido clorídrico. Observou-se o comportamento do alumínio em cada tubo.

• EXPERIMENTO 2

1. Tomou-se uma pequena quantidade de sulfato de alumínio e dissolveu-se em um pouco de água.
2. Mediu-se o pH da solução formada e comparou-se com o da água pura.

• EXPERIMENTO 3

1.Preparou-se 100 mL de água barrenta.
2.Dividiu-se esse volume em duas partes iguais e colocou-se em duas provetas...
tracking img