Alquimia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este artigo apresenta um breve resumo da disciplina História da Química (UFSCar-2000). É abordado o desenvolvimento da ciência através da história da alquimia até a ciência Química como conhecemos & filosófica e prática.
Alquimia: Uma História da Química
Se compararmos os milhões de anos que sabemos existir vida humana na Terra com a curiosidade de saber do que é constituída amatéria, chegaremos à conclusão de que esta preocupação é muito recente. Provavelmente os primeiros a se preocuparem em especular sobre a constituição da matéria foram os gregos, há pouco mais de 2.400 anos.
O homem pré-histórico, por tentativas e erros, descobriu como lascar a pedra como construir armas e algo muito importante na história da matéria - o fogo - através do atrito entre pedaços demadeira.
Passando para século IV a.C., século que provavelmente teve o inicio da alquimia.
Segundo o dicionário da língua portuguesa alquimia significa: Química da Idade Média, também considerada uma arte que procurava descobrir o elixir da longa vida e a maneira de transformar qualquer metal em ouro.
Para entendermos um pouco sobre esta palavra (alquimia), o seu começo foi com os povos do oriente,mais especificamente egípcios, gregos e mais tarde árabes.
" egípcio: kmt ou kemi - "a terra preta" (Egito)
" grego: chyma - fundição e moldagem de metais
" árabes: al-khemia - alquimia
Os objetivos da alquimia eram deencontrar a pedra filosofal para a produção de ouro e o elixir para a imortalidade (alquimia exotérica) ou salvar almas (alquimia esotérica). Tinha como base os processos detransformações de substâncias químicas em outras.
Alquimia esotérica ou religiosa
Uma tentativa de entender a Deus, ou aos deuses, e encontrar a salvação. Surgiu antes da exotérica, decorrente de mistura astrologia/religião. A metalurgia também foi importante neste surgimento (atos mágicos de criação com analogias religiosas). A alquimia esotérica abarca vários cultos: Irmãos Fiéis (África e OrientePróximo), Taoísmo (China) e Gnosticismo (Europa) - mais influente de 100 a 600 d.C.
O que procurava a Alquimia exotérica
A pedra filosofal (que permitiria a transmutação de metais base em ouro).
O elixir da vida (que permitiria ao usuário viver para sempre) - desde os primórdios, na China (onde também havia a procura pela pedra filosofal) e mais tarde no Oriente Próximo e Europa.
Alquimiaexotérica e as idéias de Aristóteles
A alquimia exotérica foi reforçada pela teoria dos quatro elementos e das quatro qualidades (idéias de Aristóteles); bastava, em tese, encontrar o melhor procedimento a ser seguido.
Os procedimentos caracterizados por uma mistura de alquimia e magia; muito uso de mercúrio e enxofre (significado religioso e mágico; na língua grega: enxofre = theion, mas tambémtheion = divino).
As idéias de Aristóteles davam base à procura da pedra filosofal: minerais e metais crescem no solo, como as plantas, embora não tão rápido (crescimento é tentativa de atingir a perfeição); nesse processo, metais impuros muito lentamente se transformam em ouro: note-se que por volta de 1800, minas de ouro esgotadas ainda eram seladas para se regenerarem (na Espanha se acreditava queisto ocorria em cerca de 15 anos);
O teste final do processo de transmutação: cupelação (análise por fogo); em geral, se fazia "transmutação" de chumbo, que quase sempre tem contaminação de ouro e prata, o que levava quase sempre ao sucesso relativo do processo: pequenas quantidades de ouro sobravam ao final da cupelação (nesta época não se pensava, de modo algum, em fazer um teste branco*)
Emmeados de 300 a.C e 300 d.C., nos mundos helênico e romano, a crença na transmutação foi muito forte; há autores que afirmam que em 292 d.C., o imperador Dioclésio declarou ilegal a alquimia e ordenou que textos alquímicos fossem queimados (outros autores afirmam que isto é lendário).
Contribuições da alquimia helênica/romana
Podemos destacar na contribuição da alquimia helênica/romana,...
tracking img