Alopecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALOPECIA AREATA DIFUSA
Alopecia areata difusa pode se manifestar como forma inicial de AA, principalmente em crianças e adolescentes, ou surgir a partir de formas em placa. No entanto, a perdadifusa dos cabelos pode ocorrer apenas em algumas áreas ou em todo o couro cabeludo, sem o desenvolvimento de placas alopécicas (RIVITTI, 2005).
A forma difusa da AA é, talvez, a de mais difícildiagnóstico, pois outras causas precisam ser excluídas por exames sorológicos e biópsia do couro cabeludo. A sífilis secundária e o lúpus eritematoso, por vezes, apresentam-se com a perda de cabelo difusa ouirregular. Biópsia do couro cabeludo é útil na maioria dos casos de alopecias sem causas identificáveis, perdas crônicas, pelos miniaturizados, e quando se deseja excluir alopecia areata.
Odiagnóstico diferencial entre AAD e eflúvio telógeno (ET) pode ser um desafio. O ET crônico é uma condição em sua maioria idiopática, com curso flutuante e duração de muitos anos. Entretanto, a história dopaciente pode revelar um fator desencadeante. A biópsia do ET não mostra miniaturização dos pêlos e pode haver inversão da relação anágeno/ telógeno, o que não ocorreu neste caso. Na AA difusa, o teste detração pode mostrar alguns cabelos anágenos distróficos em comparação com os cabelos puramente telógenos encontrados no ET.
Descartar alopecia androgenética (AAG) também é muito importante, pois,apesar de tipicamente se apresentar com um padrão bem definido de perda de cabelo em pacientes com história familiar de alopecia androgenética, em alguns casos, pode se apresentar com rarefação capilardifusa. O mecanismo funcional da perda está relacionado ao encurtamento da fase anágena, progressiva miniaturização dos foliculos pilosos e redução dos pelos terminais, achados encontrados na biópsiade couro cabeludo. A história de AA deve concentrar-se especialmente sobre os acontecimentos dos últimos 3 meses antes do início da queda, no caso de perda de cabelo telógeno. Devese atentar para...
tracking img