Alinhamento segmentar corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Postura
“A postura geralmente é definida como o arranjo relativo das partes do corpo. A boa postura é aquele estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidades progressiva, independentemente da posição na qual essas estruturas estão trabalhando ou repousando. Sob tais condições, os músculos funcionarão mais eficazmente eserão permitidas as posições ideais para os órgãos abdominais e torácicos. A má postura é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz aumento da tensão sobre as estruturas de suporte e na qual existe um equilíbrio menos eficaz do corpo sobre sua base de suporte.”

1.1 Segmentos Corporais
A postura é um conjunto de posições de todas as articulações do corpo num determinadomomento. O alinhamento postural estático é melhor descrito em termos das posições das várias articulações e segmentos corporais. A seguir serão descritos informações básicas sobre posições anatômicas, eixos, planos e movimentos articulares, as quais são essenciais para a avaliação do alinhamento postural (Figura 1.0)
[pic]
Figura 1.0 Segmentos corporais

1.1.1 Posição anatômica e posição zero
Aposição anatômica do corpo é a posição ereta, com a face direcionada para frente, membros superiores nas laterais do corpo, palmas direcionadas para frente e dedos da mão e polegares estendidos. Esta é a posição de referência para definições e descrições dos planos e eixos corporais.
A posição zero é igual à posição anatômica, exceto pelo fato de as mãos ficarem direcionadas para o corpo e osantebraços ficarem a meio caminho entre a supinação e a pronação (Figura 2.0).
[pic]
Figura 2.0 – Posição anatômica e posição zero

1.1.2 Eixo e planos
Os eixos são linhas, reais ou imaginárias, sobre as quais o movimento ocorre. Relacionados aos planos de referência da página seguinte, existem três tipos básicos de eixos em ângulo reto entre si:
1) Eixo sagital: está localizado noplano sagital, estende-se horizontalmente na direção ântero-posterior. Os movimentos de abdução e adução ocorrem sobre este eixo num plano coronal.
2) Eixo coronal: está localizado no plano coronal, estende-se horizontalmente na direção látero-lateral. Os movimentos de flexão e extensão ocorrem sobre este eixo numa plano sagital.
3) Eixo longitudinal: estende-se verticalmente na direçãocrânio-caudal. Os movimentos de rotação medial e lateral e de abdução e adução horizontal do ombro ocorrem sobre este eixo num plano transverso.
As exceções a essas definições gerais ocorrem em relação aos movimentos da escápula, da clavícula e do polegar.
Os três planos básico de referência derivam das dimensões no espaço e formam ângulos retos entre si:
1) Plano sagital: é vertical e estende-se nadireção ântero-posterior. Também pode ser denominado plano ântero-posterior. O plano sagital mediano, ou médio-sagital, divide o corpo nas metades direta e esquerda.
2) Plano coronal: é vertical e estende-se na direção látero-lateral. Também é denominado plano frontal ou lateral e divide o corpo nas porções anterior e posterior.
3) Plano transverso: é horizontal e divide o corpo nas porçõessuperior (craniana) e inferior (caudal) (Figura 3.0).

[pic]
Figura 3.0 – Planos de secção anatômica

1.2 Postura padrão

1.2.1 Alinhamento ideal da linha de prumo com o corpo vista lateral.
A linha de referência padrão no “desenho” e linha de prumo nas fotografias representam uma projeção da linha da gravidade no plano coronal. Hipoteticamente, esse plano dividi o corpo nasregiões anterior e posterior, de peso igual (Figura 4.0).
[pic]
Figura 4.0 – Linha de referência vista lateral

1.2.2 Alinhamento ideal da linha de prumo com o corpo: vista posterior.
A linha de referência padrão no desenho e a linha de prumo nos “desenhos” e fotografias representam uma projeção da linha da gravidade no plano sagital médio. Começando num ponto eqüidistante entre os...
tracking img