ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E INDICADORES DE DESEMPENHO: UM ESTUDO PARA A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

2133 palavras 9 páginas
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E INDICADORES DE DESEMPENHO: UM ESTUDO PARA A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Centro Universitário Senac
Aluno: Diego Mello
1) Introdução
A gestão estratégica da qualidade no setor industrial de fertilizantes depende diretamente do bom desempenho da gestão ambiental no que se refere à percepção do consumidor, dentre outras razões, porque a indústria química é a maior responsável pela dispersão de substâncias tóxicas no meio ambiente, tornando-se urgente e necessário promover mudanças na forma de tratar os problemas ambientais.
Segundo Porter, considera-se nesse contexto que Estratégia seja a criação de uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades, ou seja, não apenas uma forma de fazer as coisas diferentes mas algo que agregue maior valor aos consumidores.
A gestão ambiental por sua vez, é entendida como um processo contínuo e adaptativo, que necessita adequar suas metas e objetivos à proteção do ambiente, à saúde e à segurança de seus empregados, clientes e da comunidade, definindo e redefinindo estratégias e recursos para atingir os objetivos fixados para um determinado prazo, considerando a constante interação da organização com o meio ambiente externo.
Segundo o Instituto Ethos (2005), de que adianta ser a primeira empresa no ranking do seu negócio, deter as melhores máquinas e tecnologia, se ela não puder contar com uma sociedade que compartilhe das mesmas perspectivas?
Tachizawa (2002) afirma que os novos tempos caracterizam-se por uma rígida postura dos clientes, voltada para a expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, detentoras de boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável.
Compreende-se, assim, porque muitas empresas, tendo percebido a demanda ambiental, anunciam que seus produtos são benéficos ao meio ambiente, associando

Relacionados

  • Brekeven point
    5985 palavras | 24 páginas
  • Mestre
    65883 palavras | 264 páginas
  • a responsabilidade social como um fator de competitividade das organizações
    87971 palavras | 352 páginas