Alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimentos x Aditivos Orgânicos

Alimentos são todas as substâncias e proteínas utilizadas pelos seres vivos como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura, como as bebidascom álcool, refrigerantes, compostos químicos psicotrópicos, os temperos e vários corantes e conservantes usados nos alimentos.

Alimentos Orgânicos são todo tipo de vegetal que não teve durante sua produção (plantação e colheita) qualquer interferência química como agrotóxicos. A grande vantagem dos alimentos orgânicos passa pela questão de serem mais enriquecidos de nutrientes, uma vez que aterra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência
[pic]
Os aditivos fazem parte da composição da maioria dos produtos alimentícios, até mesmo entre aqueles conhecidos erroneamente como “naturais”. São substâncias baratas que conseguem agregar valor a um alimento aparentemente simples. Um aroma de baunilha ou de amêndoas pode transformar simples ingredientes como afarinha de trigo, a gordura hidrogenada e o açucarem produtos bastante atraentes para o consumidor.

Aditivos alimentares são substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos com o objetivo de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudiquem seu valor nutritivo.
Atualmente as industrias usam os aditivos alimentares para conservar e aprimorar os alimentos, oque é importante para garantir a disponibilidade destes, levando em conta que muitas pessoas vivem em centros urbanos, distantes dos centros de produção agrícola, além criar uma variedade maior ao longo do ano sem depender da safra. Permite também a inovação de produtos, adequando-os ao paladar das pessoas.
Sem os aditivos, a variedade de alimentos disponíveis e seu tempo de vida, em manter-se emcondições de consumo seriam muito reduzidos.
Dificilmente, hoje em dia, o consumidor encontra nas prateleiras dos supermercados e entrepostos de comercialização, um alimento processado que não contenha nenhum tipo de aditivo químico sintético.
O Ministério da Saúde define que “aditivo para alimentos é toda substância intencionalmente adicionada ao mesmo com finalidade de conservar, intensificarou modificar suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo.” Na legislação brasileira são doze as categorias (classes funcionais) de aditivos: acidulantes, antiespumantes, antioxidantes, antiumectantes, aromatizantes, conservadores, corantes, edulcorantes artificiais, edulcorantes naturais, espessantes, estabilizantes, umectantes.
O comitê de especialistas em alimentos devários países, ligado à Organização Mundial de Saúde não permite o uso de aditivos incidentais nos alimentos. Contudo, alguns aditivos naturais utilizados pela indústria são, inclusive, substâncias essenciais ao corpo humano, como as vitaminas A, C e E. Outras são encontradas naturalmente nos alimentos (como o a lactose do leite e a albumina do ovo).
Aumento do peso mundial
[pic]

O aumento de pesoque tem acometido a população mundial é tão impressionante que nos dá a sensação de uma epidemia de obesidade.


Pesquisadores nos EUA começaram a questionar se as bactérias poderiam ser responsáveis por esta epidemia.  Assim, iniciaram vários estudos, mostrando que os germes que habitam o intestino humano poderiam ajudar a causar obesidade e várias outras doenças. Certas bactérias poderiamcausar um quadro inflamatório que afetaria o apetite, à vontade de comer e provocaria alterações  intestinais como colites e Doença de Crohn. Alguns estudos prévios já haviam sugerido que as bactérias poderiam influenciar  o modo como os alimentos são absorvidos. Entretanto, as bactérias poderiam realmente influenciar o apetite, levando as pessoas a comer muito e levando ao excesso de peso. Uma...
tracking img