Alimentos transgenicos e alimentos organicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
CURSO DE PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE
TURMA – A – MANHÃ

ADRIANA RODRIGUES DA ROSAS RA:37404
BRUNA DE SOUZA RA:38267
CAMILA RODRIGUES DA SILVA RA:38556
CLEUZA SANTOS RA:36511ELIZETE PIRES BENTO RA:37586
IVONE SANTOS DE LIMA RA:38382
IZABEL AGUIRRA MENENDES RA:36055
ROSÁLIA MARIA DE SÁ SILVA RA:38783


ALIMENTOS ORGÂNICOS E TRANSGÊNICOS

Trabalho realizado para a disciplina: -
FMP de Ensino de Ciências da NaturezaDocente: Laura Cuvello -

São Paulo
2012
ALIMENTOS ORGÂNICOS E TRANSGÊNICOS
Alimentos orgânicos
São alimentos sadios, limpos, cultivados sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta, além de garantir mais qualidade biológica dosalimentos.
Entre os alimentos orgânicos podemos destacar as frutas, legumes e verduras que apesar de apresentarem praticamente as mesmas propriedades dos alimentos convencionais, são mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos e são mais saborosos.
O mesmo acontece com a produção de carnes e ovos orgânicos. Os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes que podemcausar doenças nos seres humanos quando consumidos por muito tempo.
Vantagem dos alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, são alimentos mais saborosos, sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação. Em sua produção usam-se sistemas de responsabilidades sociais.Desvantagem dos alimentos orgânicos
São alimentos mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menos escala e o custo da produção também são maiores.
Legislação de alimentos orgânicos
Considera-se na lei de nº 10831 de 23 de dezembro de 2003, considerando sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se dotam técnicas especificas, mediante a otimização do uso dosrecursos naturais e socioeconômico, com finalidade a oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais.
Para a sua comercialização, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismo reconhecidos oficialmente, segundo critérios estabelecidos em regulamento, previamente cadastrados junto ao órgão fiscalizador.
Selos de fiscalização e listas de produtos orgânicos

Listade alimentos Orgânicos


Alimentos transgênicos
Os alimentos transgênicos podem ser entendidos como uma espécie de alimentos geneticamente modificados, ou seja, aqueles cujas sementes foram alteradas com o DNA de outro ser vivo. Com as sementes geneticamente modificadas, esses alimentos passam a funcionar como inseticidas naturais colaborando para o aumento da produção.E ainda tornam-se mais resistentes a alguns tipos de herbicidas.
Os cientistas inserem genes que podem deixar o fruto maior, mais adocicado, até mesmo resistente a pragas como fungos, entre outros benefícios. Alterando o DNA de algumas sementes, é possível obter alimentos com mais nutrientes benéficos à saúde.
De acordo com alguns pesquisadores não causam mau algum, mas não se sabe ao certo seesses alimentos causam algum dano aos seres vivos.
Vantagem dos alimentos transgênicos
Os alimentos transgênicos têm aumento da produção, mais resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos), resistência aos agrotóxicos, maior durabilidade na estocagem e armazenamento. Para o consumidor há vantagem de melhora de conteúdo nutricional.
Desvantagem dos alimentos transgênicos
Os...
tracking img