Reforma literania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A reforma luterana foi um dos primeiros movimentos do século XVI, onde as posições e práticas da Igreja são sistematicamente questionadas. No decorrer da Idade Média, ela rompeu os limites dareligiosidade no conjunto de suas ações empreendidas. A cristianização da população européia deu condições para que a Igreja ganhasse prestígio, chegando a influir diretamente no comando das monarquias e,economicamente, acumulando um considerável número de terras.

Com o fim da Idade Média, um conjunto de transformações colocou em questão a situação de uma Igreja ainda bastante poderosa e influente. Aascensão da burguesia foi uma transformação social que trouxe à tona uma classe desvinculada da organização do mundo feudal. Ao mesmo tempo, os clérigos condenavam a cobrança dos juros feita pelosburgueses. Com o passar do tempo, a burguesia teve uma visão descontente em relação às imposições do catolicismo.

Além disso, a Igreja sofria uma grave crise moral entre seus representantes. Eracomum o relato de clérigos que descumpriam o voto de castidade, freqüentando bordéis ou tendo filhos não reconhecidos. Outra prática comum consistia na venda de perdão, bênçãos espirituais e relíquias dehomens santos. É nesse contexto de poder e abuso, que o monge alemão Martinho Lutero empreendeu um grande movimento reformista.

Intimamente influenciado pelo pensamento agostiniano, Lutero começoua enxergar respostas para as questões de fé que iam de encontro ao que era ensinado pela Igreja. A seu ver, a fé era o item fundamental e suficiente para que o homem obtivesse salvação. Em sua obra 95teses, Lutero levantava um conjunto de críticas à Igreja e à autoridade papal. Publicada em alemão, a obra deu acesso para que os mais diferentes estratos da sociedade alemã tivessem conhecimentosobre o conteúdo de suas idéias.

Em resposta às críticas, o Papa Leão X enviou uma correspondência exigindo que Lutero renegasse todo o conteúdo de suas idéias. Indignado com essa imposição, Lutero...
tracking img