Alguns aspectos do ecoturismo e impactos socioambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO


Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Professor/orientador: Dr. Gilberto José Costa Silva
Equipe de trabalho:
Agildo Pereira dos Santos
Aída Aragão Guarany
Alice Ribeiro Souza
Bárbara Maria do S. Silveira
Eduardo Galvão Rocha
Egno dos Santos França
Yan Souza



ALGUNS ASPECTOS DO ECOTURISMO E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAISAracaju-SE, junho de 2011
[pic]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO



















ALGUNS ASPECTOS DO ECOTURISMO E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS


Trabalho apresentado pelos alunos do 1° periodo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, como requisito de avaliação da disciplinaMetodologia da Pesquisa, ministrado pelo professor Dr. Gilberto José Costa Silva.

Aracaju-SE, junho de 2011
RESUMO

A incipiente produção de estudos relacionados ao ecoturismo tem feito com que os valores inerentes a estes se confundam com a visão racional capitalista de maximização dos lucros. Tendo isto em vista é que o presente artigo foi criado. O estudo em questão analisa de formametódica alguns aspectos do ecoturismo e seus impactos socioambientais. Formulado com uma linguagem acessível aos diversos níveis de profissionais ligados aos turismo, apresente obra traz em si algumas citações dos principais teóricos do tema proposto, a exemplo de Mario Carlos Beni, Margarita Barreto, João Doria Jr., entre outros. Este trabalho trás alguns diagnósticos acerca do ecoturismo, suarelação com a comunidade e o meio ambiente. Traz também o prognostico para a promoção do verdadeiro ecoturismo desenvolvendo assim a comunidade local, preservando o meio e favorecendo a entrada de divisas na economia nacional.

Palavras chaves: ecoturismo, impactos, diagnósticos.1. INTRODUÇÃO





O turismo causa danos. O ecoturismo se esforça para minimizar os efeitos adversos dos locais de hospedagem, trilhos e demais infraestruturas, seja pela utilização da reciclagem de materiais encontrados in loco , pela reciclagem e manuseamento seguro do lixo ou pela utilização de recursos energéticosrenováveis. A minimização do impacto requer também que o numero de turistas e seu comportamento seja controlado a fim de limitar os danos ao meio ambiente. O ecoturismo é geralmente classificado como uma indústria não extrativa e não consumista, mas pode, entretanto incluir grandes empreendimentos que utilizam de meios que agridem o mínimo possível ao meio ambiente, utilizando-se de recursos renováveis.Podemos dizer simplificadamente, que o ecoturismo procura diferenciar-se do turismo convencional, pois busca a maximização dos benefícios e a minimização dos efeitos negativos do turismo. É necessário que o ecoturismo de fato mobilize instrumentos tecnológicos adequados e de metodologias científicas que busquem o planejamento, implantação e gestão de forma sustentável e responsável.
Oprincípios e critérios do ecoturismo são elementos norteadores para o planejamento da atividade de modo a controlar e monitorar os impactos e potencializar os benefícios que caracteriza a atividade.



1. OBJETIVO GERAL

* Identificar os aspectos e os impactos socioambientais do ecoturismo e sua prática na sociedade, mostrando os impactos que as atividades turísticas podem ocasionar bemcomo seus benefícios para a comunidade receptora.







2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Orientar na preservação e na conservação dos ambientes usados nas atividades turísticas

• Estimular a prática do ecoturismo para a conservação dos meios naturais que servem como atrativos turísticos de determinada localidade

• Transmitir dados que eduquem o visitante apontando...
tracking img