Geografia de Rndonia

1482 palavras 6 páginas
Cerca de 66% da superfície do território se encontra entre 100 e 300m de altitude; trinta por cento, entre 300 e 800m; e quatro por cento, abaixo de 100m. Três unidades compõem o quadro morfológico: o planalto cristalino, o chapadão e a planície aluvial.
O planalto cristalino ocupa a maior parte do estado. Seus terrenos ondulados, talhados em rochas cristalinas, constituem um prolongamento, para noroeste, da encosta setentrional do planalto central brasileiro. O chapadão, que se ergue sobre o planalto cristalino, tem uma topografia tabular cortada em terrenos sedimentares e alcança os mais elevados níveis altimétricos de Rondônia. Com forma alongada, atravessa o estado de sudeste para noroeste, com o nome, na extremidade noroeste, de serra ou chapada dos Parecis e serra dos Pacaás Novos. A planície aluvial forma uma estreita faixa de terras planas, sujeitas a inundação, que se desenvolvem ao longo do curso do rio Guaporé.
Predomina em Rondônia o clima tropical úmido com estação seca pouco marcada. A pluviosidade varia de 1.900mm, no sul, a 2.500mm, no norte. A temperatura mantém-se elevada durante todo o transcorrer do ano, com médias anuais superiores a 26°C.
Pontos positivos dos aspectos ambientais
Os grandes problemas ambientais hoje, tais como: o desmatamento, a degradação de áreas protegidas, as queimadas, a poluição do ar, das águas, exigem uma nova relação entre homem e natureza, uma relação mais durável e de fato sustentável.
Uma das práticas que tem aumentado consideravelmente no mundo e que consegue reunir características de crescimento econômico, social e ambiental é o ecoturismo, já que alcança a potencialização de determinada região sem acometer o meio.
A pratica do ecoturismo é considerada uma pratica genuinamente sustentável, quando implantada de forma correta e por profissionais qualificados, e é crescente porque não se restringe apenas a uma atividade, mas sim apresenta um leque de opções vastíssimo. O ecoturismo pode ser

Relacionados