Algumas poucas e incipientes palavras a respeito de ideologia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é ideologia? Qual a sua função? (Com base em Guareschi).
(Por: Arthur B.)

Como pudemos ver no texto de Guareschi, existem diferentes acepções de ideologia mas, como ele mesmo nos diz emum dado momento: “cada um pode entender ideologia como quiser. O importante é que se diga o que está entendendo com o termo”.
Isto posto, cabe dizer que o autor faz uma breve apresentação de quatromaneiras de compreender ideologia, misturando os opostos positivo e negativo, além de: estático e dinâmico. Vamos nos deter aqui sobre a acepção que integra o caráter de negativo e dinâmico, que foiconsiderada a mais acertada das interpretações de ideologia na visão deste nosso autor que, vale lembrar, a remete a Thompson.
Segundo ele, a ideologia é um instrumento de atuação psicossocial que é“instalado” na consciência das pessoas e, que está sujeito a mudanças em sua “programação”, de modo a melhor atender o seu fim, que é criar ou reproduzir relações desiguais, injustas e, de dominação. Comoele bem diz, a ideologia é, nessa perspectiva, um conjunto de modos e estratégias criados com vistas a enganar, iludir, manipular e, assim, tirar proveito dos cidadãos que são ideologizados.
Deacordo com Guareschi, esta é a melhor maneira de entender ideologia, pois ao colocarmos ela como uma prática negativa, estamos abrindo espaço para discutir as implicações éticas dos fenômenos, ou seja,estamos nos abrindo à possibilidade de uma análise e julgamento do que está se passando na sociedade. E, é por isso, que quem trabalha com esse conceito de ideologia deve estar ciente do risco quecorre; pois, como diz Thompson, ele está mexendo com “os nervos do poder”. Isso porque, quando alguém ou um grupo, se dá conta que está sendo explorado, ele não permanece de braços cruzados, mas começa ase organizar e trabalhar para tentar modificar a realidade e, sair dessa situação de exploração ou dominação.
O autor quer nos dizer que as pessoas não se dão conta da diferença que existe entre...
tracking img