Violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM ALBERTO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

VIOLÊNCIA ESCOLAR

Carla Simone Soder Kroth

Santa Cruz do Sul, julho de 2011.

Trabalho da disciplina de Psicologia das Relações Interpessoais e Familiares do Curso de Pós-Graduação da Faculdade Dom Alberto – Especialização em Orientação Educacional.

RESUMO
A mediação escolar se apresenta, na atualidade, comouma importante ferramenta no combate às violências surgidas nas escolas, bem como contribui para a educação para a paz, tendo uma visão positiva dos conflitos e o desenvolvimento de uma cultura do diálogo. Neste trabalho, pretendo mostrar os tipos de violência escolar e as diferentes formas de significação da violência, envolvendo diferentes olhares sob os aspecto da violência, sejam elasagressões verbais, físicas e simbólica aos autores da comunidade escolar, fato, que despertou instâncias governamentais, dos organismos internacionais e da sociedade civil.

Palavras-chave: violência

1 INTRODUÇAO

No dia a dia, vivenciamos várias situações que nos causam estresses, angústia, raiva, tristeza, ódio, e impotência. Muitas vezes, não sabemos como lidar com fatos que noscausam desconfortos e sofrimentos, mas a violência é questão recorrente nos meios de comunicação brasileiros. Diariamente, os jornais escritos e televisivos relatam casos de brigas, assaltos, mortes, envolvendo delitos dos mais diversos tipos e pessoas de diferentes classes sociais. A violência é tão ostensiva em algumas cidades do país, que o medo se transformou em um sentimento comum,principalmente, quando a violência é praticada dentro do ambiente escolar. Aqueles que de certa forma estavam acostumados a assistir a cenas agressivas nas comunidades periféricas ou em bares das cidades, estarreceram-se com reportagens que relatavam atos de violências praticados em escolas do Brasil e do mundo.
Neste trabalho, buscarei caracterizar os tipos de violências praticadas por estudantes dentroda escola, assim, como os conflitos não resolvidos e mediados podem se transformar em ações violentas, praticados por alunos dentro do ambiente escolar.
Os pesquisadores e estudiosos apresentam diversas justificativas para as crescentes violências praticadas por crianças e jovens. Apontam a perda de valores de solidariedade na sociedade, o individualismo exacerbado, a deterioração das relaçõesinterpessoais, problemas familiares e a pouca convivência dos jovens com a família, uma vez que os pais passam o dia fora, trabalhando, e os filhos ficam na convivência de terceiros.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A percepção da violência no meio escolar muda de acordo com o olhar pelo qual esse meio é abordado. No passado, as análises recaíam sobre a violência do sistema escolar, especialmente porparte dos professores sobre os alunos (punições e castigo corporais).
Na literatura contemporânea, sociólogos, antropólogos, psicólogos e outros especialistas privilegiam a análise da violência praticada entre alunos ou de alunos contra a propriedade (vandalismo, por exemplo) e, em menor proporção, de alunos contra professores e de professores contra alunos.
A ênfase de cada estudo dependedaquilo que é definido como violência. Charlot e Émim (1997) referem-se à dificuldade em definir violência escolar, não somente porque esta remete aos “fenômenos heterogêneos, difíceis de delimitar, ordenar”, mas também porque ela desestrutura representações sociais que tem valor fundador, por exemplo, a ideia da infância (associada a ideia de inocência) e a escola (compreendida como refúgio depaz).
Outro fator que dificulta a apreensão e a análise da violência – em particular da violência escolar – é o fato de que não existe consenso sobre o significado de violência.
O que é caraterizado como violência varia em função do estabelecimento escolar, do status de quem fala (professores, diretores, alunos, etc) da idade e, provavelmente, do sexo.
Charlot amplia o conceito de violência...
tracking img