Algoritmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


2 FINALIDADE DO MANUAL

Este manual visa a normatizar o curso “Mecânico de Manutenção Aeronáutica” correspondente à habilitação técnica “Grupo Motopropulsor”.

No cumprimento desta finalidade, o manual:

a) apresenta a fundamentação do curso;
b) estabelece as disposições normativas básicas referentes a:competência para ministrar o curso; objetivos gerais e duração do curso; mínimos obrigatórios de conteúdo programático e de carga horária, bem como objetivos específicos de cada disciplina; corpo discente; recursos humanos e materiais; desenvolvimento do currículo; avaliação de desempenho do aluno e do curso; revisão/atualização do manual;
c) apresenta as exigências quanto aosrecursos humanos e materiais a serem utilizados no curso;
d) fornece ao corpo docente orientação didática para desenvolver a instrução; e
e) apresenta o glossário dos termos básicos usados no âmbito do sistema de instrução da Aviação Civil.


3 ÂMBITO DO MANUAL

O presente manual de curso, de observância obrigatória, aplica-se às escolasde aviação civil autorizadas a funcionar e que tenham o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – Grupo Motopropulsor homologado.


4 COMPETÊNCIA PARA ELABORAR, REVISAR E ATUALIZAR O MANUAL


À Divisão de Instrução Profissional (DIP) do Instituto de Aviação Civil (IAC) compete a elaboração do presente manual de curso, bem como suas periódicas revisões e atualizações, ematendimento às necessidades do Sistema de Aviação Civil.


5 COMPETÊNCIA PARA MINISTRAR O CURSO


O curso de que trata este manual será ministrado pelas escolas de aviação civil que obtiverem a respectiva homologação, conforme disposições do RBHA 141.


CONCEPÇÃO DO CURSO


7 CONSIDERAÇÕES GERAIS


A rápida modernização da aviação, com o emprego de novas tecnologiaspara o transporte aéreo, vem tornando essa área cada vez mais complexa e, conseqüentemente, determinando a cada dia o aprimoramento da capacitação dos profissionais em nível compatível com as exigências do mercado.

Assim, o Departamento de Aviação Civil (DAC) reformulou as exigências para a formação dos mecânicos de manutenção aeronáutica, atualizando e aprofundando osconhecimentos básicos imprescindíveis ao desempenho da função. Os programas foram modificados com base em três livros produzidos pela Federal Aviation Administration (FAA), traduzidos e adaptados pelo Subdepartamento Técnico do DAC. O credenciamento dos profissionais também foi modificado, de modo a permitir maior amplitude das atividades dos mecânicos com referência à manutenção dos componentes e aossistemas das aeronaves.
Além dos livros específicos para cada uma das habilitações “Grupo Motopropulsor” e “Célula”, o DAC está providenciando bibliografia para a habilitação “Aviônicos” e existe um livro cujo conteúdo abrange as matérias básicas comuns às três habilitações.
Além da instrução teórica, os cursos prevêem um período de instrução prática, composto de atividadesrealizadas em oficinas, de modo a levar os alunos a aplicar os conhecimentos teóricos, fornecidos pelas disciplinas, à sua atividade profissional. A orientação para o desenvolvimento da instrução é dada no Capítulo 8 deste manual.
A regulamentação do curso correspondente à habilitação técnica “Grupo Motopropulsor” se regerá por este manual de curso, sem prejuízo de outras disposiçõesconstantes em atos pertinentes, tanto das autoridades aeronáuticas quanto dos fabricantes das aeronaves.















OBJETIVOS GERAIS E DURAÇÃO DO CURSO


12 OBJETIVOS GERAIS


Ao final do curso “Mecânico de Manutenção Aeronáutica” correspondente à habilitação técnica “Grupo Motopropulsor”, o aluno deverá ser capaz de:

a) quanto ao domínio cognitivo:...
tracking img