Algoritmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atualmente na economia as empresas precisam aperfeiçoar as suas atividades, afim de reduzir os custos e o tempo de suas operações, gerando um melhor atendimento aos seus fornecedores e ganhando cada vez mais vantagens competitivas.
A adoção dos métodos matemáticos, podem solucionar os problemas logísticos e contribuir de forma dignificativa para o sucesso nas atividades dasempresas.
O trabalho no qual estamos utilizando para nossa atividade, visa o desenvolvimento de um algoritmo para solucionar o problema do caminho minimo e aplica-lo na logística de transportes. O algoritmo no qual mencionamos tem como base o conceito do Algoritmo de Dijkstra.

Logística

A logística consiste na gestão coordenada das atividades de movimentações e armazenagem dos ativos de umaempresa visando ter maior eficiência com seus clientes. O custo de desempenho do processo logístico é uma despesa relevante para a maioria dos empreendedores e suas empresas.
A logística vem sendo utilizada a muito tempo atras no transporte de pessoas e suprimentos, principalmente em guerras. A importância da logística utilizada de bom modo já contribuiu para derrotas ou vitorias em guerras.Atualmente ela é fundamental para as empresas por contribuir no aumento da flexibilidade, serviços e redução de custos, gerando vantagens competitivas, como já dizemos anteriormente.
Dentro da logística o transporte é uma das atividades mais importantes. É o contato entre fornecedor e cliente. A chamada Logística de transportes deve ser feita de forma coordenada com as demais atividades visando fazer umaintegração entre o fornecedor e o cliente de forma satisfatória.
A logística de transportes merece uma atenção especial devido ao custo muito alto, se não for bem feita, pode gerar atrasos na distribuição e um aumento significativo no preço final dos produtos, o que fazem os clientes ficarem muito insatisfeitos.

Pesquisa Operacional

A pesquisa operacional é uma ciência que utiliza métodos econceitos da matemática e da estatística para auxiliar na tomada de decisões para a resolução de problemas.
Através da modelagem de um problema real, é possível compreender todo o comportamento de uma situação problema, possibilitando uma tomada de uma ação afim de atender os interesses do gestor.
A pesquisa Operacional surgiu na segunda guerra mundial, resolvendo problemas de estrategia,tática e logística.
Devido a sua eficiência para solucionar problemas na guerra, ela também passou a ser empregada na solução de problemas em diversas áreas, entre elas engenharia, economia, informática e etc.

Teoria dos Grafos

Os grafos são usados para modelar e solucionar problemas de diversas áreas, a teorias dos grafos nada mais é do que um ramo da matemática que estuda as propriedades dosgrafos.
Ziviane define grafo como uma estrutura abstrata formada por um conjunto de vértices e um conjunto de arestas que conectam pares de vértices.
Os grafos podem ser aplicados na computação para modelar situações onde haja necessidade de considerar um conjunto de elementos conectados entre si para resolução de problemas tais como:

Definir o melhor trajeto, ou o de menor custo entreum elemento e outro.

Definir a quantidade de elementos que podem ser acessados a partir de uma origem.

Definir quantidade de elementos entre o elemento origem e destino.

Definir menor custo para acessar todos os elementos do grafo.


Algoritmo de Bellman-Ford

O algoritmo de Bellman-Ford é um algoritmo de roteamento, desenvolvido em em 1957. Este algoritmo define o melhor trajetoentre um vértice incial e todos os demais vértices de um grafo, mesmo que este contenha arestas negativas. Entretanto, os grafos que contenham pesos negativos precisam ser direcionados, sem ciclos negativos para que o algoritmo de Bellman-Ford funcione satisfatoriamente. É um algoritmo mais lento por ter uma maior complexidade e por isso é aplicado apenas em grafos que possuem arestas com...
tracking img