Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Algoritmo

1. Histórico

A palavra é derivada do nome de matemático árabe do século 19, Al-Khowarizmi. O algoritmo surgiu da necessidade de realizar cálculos sem o auxílio de ábacos, dedos ououtros recursos. Até então, a estrutura dos cálculos estava associada às ferramentas que havia na mão: pedras, varetas de bambu, entre outros. Ele representa o resultado de técnicas de cálculo quelevaram séculos para se desenvolver e é muito utilizado na computação.

2. O que é

Se nós pesquisarmos, existem várias formas de definir o que é um algoritmo, mas basicamente, ele pode serdescrito como uma sequência finita de passos ou instruções que tenham como finalidade resolver um determinado problema. Ao desenvolvê-lo, determinamos um padrão de comportamento que deve ser seguido paraque seja possível alcançar o resultado de um determinado problema. Resumidamente, ele é caracterizado por qualquer forma de resolver um problema de forma procedural a partir de padrões e regras.Computacionalmente falando, isso é feito quando nós utilizamos estruturas (como a linguagem de programação) que ajudam o processador a chegar num determinado resultado. Nada é muito óbvio para o computador,então a ideia do algoritmo é dar o passo-a-passo. Ele é a lógica de um programa.

3. O que deve ter

Quando programado, o algoritmo deve ser constituído de pelo menos 3 partes:
a. Entrada dedados: onde são fornecidas as informações necessárias para que ele possa ser executado;
b. Processamento de dados: onde são avaliadas todas as expressões algébricas, relacionais e lógicas, assim comoas estruturas de controle existentes;
c. Saída de dados: onde os resultados do processamento são enviados para um ou mais dispositivos de saída (monitor, memória ou impressora, por exemplo).

Paraque o seu desenvolvimento seja eficiente, devemos:
a. Definir ações simples e sem ambiguidade;
b. Organizar as ações de forma ordenada;
c. Estabelecer ações dentro de um sequência finita de...
tracking img