Aaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do HABIB'S

Pense rápido: em qual lanchonete você pede um hambúrguer duplo, acompanhado de uma porção de batatas fritas e um refrigerante extragrande, tudo embalado em caixinhas e copos de papelão vermelho com logotipo amarelo? Se preferir, pode ainda pegar sua refeição sem sair do carro. Se você pensou que esse lugar é o McDonald’s, procure por um M amarelo em algum lugar, mas, se emvez disso você encontrar a caricatura de um gênio gorducho e de chapéu vermelho, além de pratos árabes no cardápio, não se espante: você estará dentro de uma loja da rede HABIB’S. No melhor estilo McDonald’s, suas lojas também possuem salões de festas, playground, estacionamentos e totens gigantes com o gênio saindo da lâmpada mágica, o HABIB’S se transformou em um verdadeiro sucesso.
A históriaTudo começou em 1973 quando 16 dias depois de inaugurar uma padaria no bairro comercial do Brás, zona leste da cidade de São Paulo, o pai de Antônio Alberto Saraiva foi assassinado durante um assalto. Alberto, um português filho de libaneses, assumiu o negócio, ao mesmo tempo em que continuava a faculdade de medicina. Depois de formado, tomou gosto pelo comércio e foi dono de bar, pizzaria echurrascaria. Em 1988, Paulo Abud, um amigo cozinheiro, deu a dica: faltava uma rede de alimentação rápida baseada na cozinha árabe. Ele havia aprendido com a mãe a preparar pratos típicos e resolveu ingressar neste mercado, acreditando que esfihas, quibes e charutinhos podiam ocupar um espaço maior no gosto dos brasileiros. Para criar a primeira loja do HABIB’S (que significa “amigo” em árabe),empregou US$ 80 mil de suas economias. Sua primeira loja foi aberta no bairro de Alto Pinheiro, em São Paulo, na garagem de sua casa, localizada na Rua Cerro Corá, e inicialmente com apenas dez mesas, onde a clientela foi se formando devido aos preços competitivos, ambiente limpo e agradável, e ao tipo de “comida exótica” para a época. De modo a garantir a variedade do cardápio e não apostar somente emprodutos específicos, ele aproveitou sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao público brasileiro: pizza, pastel e chope. Além disso, ajustou as receitas árabes ao gosto nacional. Assim, o pão sírio ganhou uma versão mais macia e dourada, charutos e abobrinhas recheadas receberam um molho de tomate especial, a esfiha uma massa mais leve, a carne bovina foi instituídaem substituição a carne de carneiro e temperos como alho, hortelã e gergelim foram usados com moderação.

A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas. A partir deste momento o negócio nunca mais parou de crescer. Os obstáculos foram sendo superados e as metas alcançadas. De uma única loja de especialidades árabes, formou-se em pouco tempo umarede com forte infra-estrutura focada em vender produtos de qualidade, com bom serviço e preços imbatíveis. Em 1991, uma cozinha central foi montada e recebeu infra-estrutura de ponta, passando a atender todas as lojas da rede 24 horas. A partir daí, toda a produção e distribuição da rede passou a ser centralizada, garantindo assim um maior controle de qualidade.

No ano seguinte, a rede apostou nosistema de franquia e inaugurou a primeira loja franqueada em Santo André, São Paulo. Em 1933, criou uma nova central de produção de pães e discos de pizza e uma sorveteria, ambas dotadas de tecnologia moderna, para suprir a necessidade da rede. No mesmo ano a empresa inaugurou sua nova sede administrativa para dinamizar a operacionalização das lojas e um auditório, dando abertura a uma série decursos buscando a qualidade total. A rede deu início ao processo de expansão rumo ao interior no ano de 1995. Dois anos depois, inaugurava suas primeiras unidades no Rio de Janeiro e Fortaleza e intensificava sua participação no interior paulista.

A rede comemorou 10 anos de atuação no mercado em 1998 e ultrapassou a marca de 100 lojas no país com a inauguração de unidades na região central...
tracking img