Algoritmo de hash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Algoritmo de hash.

Um hash é uma sequencia de letras ou números gerados por um algoritmo de Hash.
Um hash (ou escrutínio) é uma sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão, emgeral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras e números (0 a 9 e A a F), representando um nibble cada. O conceito teórico diz que "hash é a transformação de uma grandequantidade de informações em uma pequena quantidade de informações".
Uma função hash é uma equação matemática que utiliza texto (tal como uma mensagem de e-mail) para criar um código chamado messagedigest (resumo de mensagem). Alguns exemplos conhecidos de funções hash: MD4 (MD significa message digest), MD5 e SHS.
O tamanho do MD depende do algoritmo escolhido (MD1, MD2, ..., MD5 ou SHA1), queé medido em bits - por exemplo, o SHA1 é o mais recente dentre estes anteriores e gera um hash de 160 bits.

Uma função hash utilizada para autenticação digital deve ter certas propriedades que atornem segura para uso criptográfico. Especificamente, deve ser impraticável encontrar:

- O Texto que dá um hash a um dado valor. Ou seja, mesmo que você conheça o MD-message digest, não conseguirádecifrar a mensagem.
- Duas mensagens distintas que dão um hash ao mesmo valor.
A capacidade de descobrir uma mensagem que dê um hash a um dado valor possibilita a um agressor substituir umamensagem falsa por uma mensagem real que foi assinada.

Permite ainda que alguém rejeite de forma desleal uma mensagem, alegando que, na realidade, ele ou ela assinou uma mensagem diferente, dando um hashao mesmo valor e violando assim a propriedade de não repúdio das assinaturas digitais.

A capacidade de descobrir duas mensagens distintas que dêm um hash ao mesmo valor possibilita um tipo deataque no qual alguém é induzido a assinar uma mensagem que dá um hash ao mesmo valor como sendo outra mensagem com um conteúdo totalmente diferente.
Na criptografia, o hash serve para garantir a...
tracking img