Criptografia hash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hash

Um hash é uma seqüência de letras ou números gerados por um algoritmo de dispersão. O conceito teórico diz que "hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequenaquantidade de informações".
Essa seqüência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo umarquivo.
É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja quase exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hashretornar à informação original.
Como a seqüência do hash é limitada, muitas vezes não passando de 512 bytes, existem diversas colisões (seqüências iguais para dados diferentes). Quanto maior a dificuldadede se criar colisões intencionais, melhor é o algoritmo.
Os mais usados algoritmos de hash são os 16 bytes: MD2, MD4, MD5 ou o SHA-1, de 20 bytes.
Características de alguns algoritmos:
1) MD4:Desenvolvido em 1990 e 1991 por Ron Rivest, vários ataques foram detectados, o que fez com que o algoritmo fosse considerado frágil.

2) MD5: O MD5 (Message-Digest algorithm 5) é um algoritmo de hashde 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., descrito na RFC 1321, e muito utilizado por softwares com protocolo ponto-a-ponto (P2P, ou Peer-to-Peer, em inglês), verificaçãode integridade e logins.

3) SHA-1 (Secure Hash Algorithm): Desenvolvido pelo NIST e NSA. Já foram exploradas falhas no SHA.
O processo é unidirecional e impossibilita descobrir o conteúdo originala partir do hash. O valor de conferência ("check-sum") muda se um único bit for alterado, acrescentado ou retirado da mensagem.

Conclusão
Conclui que um Hash é uma sequência de letras e númerosgerados por umalgoritmo de dispersão que tem a função de identificar um arquivo ou informação etransformá-lo de tal forma que não seja possível retornar à informação original.

Biografia...
tracking img