Algodao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objetivo, abordar todo o processo da cultura do algodão, começando pela primeira evidencia histórica do seu cultivo e passando para sua origem, plantio, colheita, beneficiamento e características da fibra do algodão. Mostraremos dados sobre seu consumo nacional e internacional, finalizando com o cultivo do algodão colorido.1 História do Algodão

O algodão, a mais nobre fibra têxtil que a natureza doou ao homem, é conhecido no mundo desde os mais remotos tempos. Muito antes de Cristo, há cinco mil anos, em escavações arqueológicas feitas no Paquistão, encontraram-se vestígios de tecidos de algodão. No Peru, na mesma época foram encontrados vestígios da cultura eutilização do algodão para suprir as necessidades humanas.
Os escritos antigos, de antes da era Cristã, apontavam que as Índias eram a principal região de cultura e que o Egito, o Sudão e toda a Ásia menor já utilizavam o algodão como produto de primeira necessidade. Na Europa, entretanto, somente a partir do segundo século de nossa era é que o algodão se tornou conhecido, introduzido pelos árabes. Foramos árabes os primeiros a fabricar tecidos e papéis com essa fibra, mas a Europa começou a usar regularmente o algodão na época das Cruzadas, após o século X quando as cidades de Genova e Veneza começaram a manufaturá-lo como matéria-prima, sobretudo da Índia.
Até o século XVII era a lã que predominava na Europa. Em 1736 iniciou-se na Inglaterra a manufatura de fios de algodão com linho. Noséculo XVIII, com o desenvolvimento de novas maquinas de fiação, a tecelagem passou a dominar o mercado mundial de fios e tecidos.
Nos Estados Unidos, o algodão começou a ser usado como cultura comercial na Carolina do Sul e na Geórgia usando-se os primeiros descaroçadores de rolo. Mais tarde Eli Whitney inventou descaroçadores de serra deflagrando uma verdadeira revolução na indústria debeneficiamento de algodão, tornando então os Estados Unidos o maior produtor mundial de algodão. Tempos depois, outros países, aproveitando as novas técnicas de plantio e beneficio, passaram também a ser grandes produtores em escala comercial, como Rússia, China, Índia, Paquistão, Egito e Brasil.



2 História do algodão no Brasil

Em nosso país, na época do descobrimento, os indígenas já cultivavam oalgodão, e o convertiam em fios para a utilização na confecção de redes e cobertores e também na alimentação, e usavam suas folhas na cura de feridas. A cultura de algodão no Brasil começou no Norte e no Nordeste. O primeiro grande produtor foi o Maranhão que em 1760 exportou para a Europa suas primeiras sacas do produto. Ao Maranhão seguiu-se todo o Nordeste tornando-se a primeira grande regiãoprodutora do país com as produções do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia que se dedicavam ao plantio do algodão arbóreo perene, de fibras mais longas. Em São Paulo, que mais tarde vai se firmar como grande centro produtor, parece ter se iniciado com a vinda de alguns imigrantes norte-americanos fugidos da Guerra da Secessão e que se localizavam na região deCampinas e Santa Bárbara D’Oeste, trazendo com eles sementes de algodão herbáceo, de fibra mais curta que os do Nordeste, porem, muito mais produtivos e que são plantados anualmente. De São Paulo o algodão expandiu para o Paraná, Mato Grosso e Goiás formando a zona meridional, responsável pela grande produção algodoeira do Brasil.
Hoje o centro algodoeiro brasileiro é composto, principalmente, porMato Grosso, Goiás e algumas partes da Bahia. A cultura nos Estados de São Paulo e Paraná diminuiu devido aos altos custos das terras e a concorrência de outras culturas como a cana de açúcar e a soja obrigou o deslocamento do algodão para outras áreas agrícolas. Praticamente todos os maquinários agrícolas de beneficiamento foram transferidos para o Mato Grosso.



3 Origem

O algodão é uma...
tracking img