Uso da crase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra crase vem do grego krasis e significa fusão, junção. Assim, há crase quando há fusão com vogais idênticas (a+a). Tal fusão é indicada, na escrita, por meiodo acento indicativo de crase: à.
Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija a preposição a e outro termo que aceite o artigo a. Para termos certeza de queo "a" aparece repetido, basta utilizarmos alguns artifícios: Substituir a palavra feminina por uma masculina correspondente. Se aparecer ao ou aos diante de palavrasmasculinas, é porque ocorre a crase.
A identificação da crase se dá pela presença do acento grave ( ` ). Essa denominação visa a especificar principalmente a contraçãoou fusão da preposição a com os artigos definidos femininos ( a, as ) ou com os pronomes demonstrativos a, as, aquele, aquela, aquilo .
A crase é obrigatória nosseguintes casos: nas expressões com indicação de hora especificada, diante das palavras moda e maneira, das expressões adverbiais à moda de e à maneira de, mesmo que aspalavras moda e maneira fiquem subentendidas, em todas as junções entre a preposição a com: a) artigo a (as) e nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas cujosnúcleos sejam palavras femininas.
A crase é proibida em certos casos também, tais como: antes de palavras masculinas, entre palavras repetidas femininas ou masculinas,antes de verbos, já que não admitem artigo, antes de pronomes , visto que em geral não admitem artigo, diante da palavra distância, só ocorrerá crase, se houver a formaçãode locução prepositiva, ou seja, se não houver a preposição de, não ocorrerá crase, quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase.
tracking img