Algo

Páginas: 2 (307 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
CRITÉRIOS PARA UM ECOTURISMO
AMBIENTALMENTE SAUDÁVEL

Resumo
O ecoturismo é o segmento que mais cresce na atualidade. Por se tratar de um turismo voltado a ambientes relativamente intactos ospaíses emergentes tem tido um elevado crescimento em seu fluxo turístico, chagando a 6% a.a.
Em razão desse vertiginoso crescimento, várias operadoras de turismo tem usado de forma errônea anomenclatura “ecoturismo”, destoando-a assim, de seu papel fundamental que é a sustentabilidade.
O presente artigo não pretende esgotar o assunto de ecoturismo, pois para isso seria necessário muito mais que umartigo, pois o tema ecoturismo é muito abrangente e precisa ser amplamente discutido, tanto para o meio acadêmico quanto pela sociedade como um todo.
O foco desse artigo é mostrar de forma imparcialos esforços das organizações governamentais, comerciais e não comerciais, para estabelecer critérios e normas para a regulamentação da prática do genuíno ecoturismo, afim de que os princípiosvaliosos deste, não se tornem um clichê vazio.

Conclusão
Nas condições em que foram realizados os presentes estudos, concluiu-se que os esforços mútuos para a regulamentação da prática do ecoturismotem tido avanços significativos, como no caso da Austrália. Mas, é preciso salientar que ainda existem em grande escala operadoras de turismos de vários países que usam o rótulo ecoturismo afim depromover marketing pessoal de sus empresas.
É preciso haver uma maior discursão acerca do que realmente é o ecoturismo, bem como, uma maior divulgação dos resultados obtidos nessas discursões e atravésdos mesmos implantar uma regulamentação universal do termo ecoturismo para que não haja divergências nesse valioso conceito e, com base nessas normas conscientizar a demanda consumidora desse tipo deserviço dando-lhes conhecimento suficiente para saber se as operadoras de turismo estão praticando as atividades do ecoturismo de maneira correta.

Curso Superior Tecnológico em Gestão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algo
  • algo
  • ALGO
  • algo
  • algo
  • Algo
  • algo
  • algo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!