Algo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS

6303. (Ufrrj 2005) Analise a figura, leia o texto e responda.

O desempenho do Brasil no IDH de 2002, apresentado ontem pela ONU (Organização das Nações Unidas) - que coloca o país na 72 posição, estagnado em relação a 2001, suscitou uma chuva de acusações, por parte de políticos e membros do governo anterior, e um desencontro das informações sobre quem seria o responsável (ogoverno brasileiro ou a própria ONU) por usar estatísticas desatualizadas sobre a educação no país. Adap. "O GLOBO", 15 e 16 de julho de 2004. a) O que é o IDH? b) Que indicadores básicos a ONU leva em consideração para calcular o IDH de um país? TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Uel 2006) Leia o poema e o texto a seguir. Ser mulher, vir à luz trazendo a alma talhada para os gozos da vida; a liberdade e oamor; tentar da glória a etérea e altívola escalada, na eterna aspiração de um sonho superior... [...] Ser mulher, e, oh! atroz, tantálica tristeza! ficar na vida qual uma águia inerte, presa nos pesados grilhões dos preceitos sociais!

(MACHADO, Gilka. Ser Mulher. In: "Poesias completas": Rio de Janeiro: FUNARJ, 1991. p. 106.) De acordo com o IBGE, entre 1976 e 2002, a participação dasmulheres na população economicamente ativa passou de 29% para 43%, embora a proporção daquelas empregadas formalmente não tenha aumentado significativamente. Essa situação não é peculiar ao Brasil, pois em termos mundiais, predomina a participação feminina no setor de serviços. 6849. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: a) A aceleração das mudanças nos processosprodutivos desde a segunda metade do século XX teve como desdobramento a redução do número de mulheres inseridas no mercado de trabalho. b) O recrudescimento das sanções legais sobre o capital em sua articulação com o trabalho impôs a flexibilização das rotinas e tarefas, tornando as mulheres aptas a desempenhá-las. c) Apesar da diversidade cultural, social e econômica existente no mundo contemporâneo,as restrições ao ingresso equânime no mercado de trabalho não foram removidas. d) A emergência do conceito de gerenciamento como instrumento de eliminação dos conflitos interpessoais no mundo do trabalho criou a oportunidade de ampla inserção das mulheres em postos de comando. e) A vulnerabilização das mulheres no mundo do trabalho reflete a incorporação das práticas discriminatórias naslegislações nacionais, cada vez mais restritivas ao seu pleno exercício profissional. 6769. (Fatec 2006) A questão está relacionada ao gráfico e às afirmações a seguir.

I. A taxa de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores da qualidade de vida da população. II. A sensível diminuição da mortalidade infantil está relacionada a vários fatores, entre os quais o processo de urbanização e oaumento das condições médicohospitalares.

III. Desde a década de 1970 que a taxa de mortalidade infantil tornou-se relativamente homogênea, havendo pouca variação entre as regiões brasileiras. IV. A partir do ano 2000, a taxa de mortalidade infantil tenderá a se estabilizar, pois já atingiu o patamar considerado ideal para um país em desenvolvimento. A leitura do gráfico e os conhecimentos sobrea população brasileira permitem concluir que está correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 6740. (Fgv 2006) No início do mês de setembro de 2005, foi divulgado novo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Brasil permaneceu na posição de país com Desenvolvimento Humano Médio, posição entre 177 países. Sobre o IDH(Índice de ocupando a 63 Desenvolvimento Humano) brasileiro, pode-se afirmar que a) considerando os progressos obtidos na educação e na esperança de vida, o País será um dos únicos do mundo a cumprir as Metas do Milênio e reduzir em 50% a pobreza no País. b) é um índice que deve ser analisado com reservas, pois ao se avaliarem as condições de vida da população negra ou nordestina, o IDH obtido...
tracking img