Algebra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de Computadores


Sistemas de Comunicação

As comunicações têm ocupado um grande espaço na vida do homem desde o início de sua existência. Pode-se afirmar, com certeza, que a ciência das comunicações tem coexistido com o homem e que somente a necessidade de evolução tem permitido o desenvolvimento da ciência das comunicações.
A comunicação é uma parte muitoimportante do cotidiano de nossas vidas. Pode-se dizer que o homem desde os seus primórdios não tem feito outra coisa, se não, utilizar a comunicação todos os dias de sua vida, a figura abaixo exemplifica alguns tipos de comunicação.
[pic]

Figura 1 Exemplos de comunicação

Existem várias formas possíveis para se realizar uma comunicação. Dentre os exemplos mais comuns da comunicação, podemoster:
1. Uma conversação entre duas pessoas, frente a frente;
2. Através da leitura de um livro;
3. Uma conversação telefônica;
4. Observando gráficos;
5. Assistindo à TV...
Poderíamos citar vários outros exemplos de tipos de comunicação, porém vamos citar apenas mais um exemplo: a Comunicação de Dados.
Respondendo à questão proposta na Figura 1, a característica comumentre todos os tipos de comunicação é: “A transferência de Informação entre um ponto e outro.” E para que exista uma perfeita transferência de informação entre dois pontos, são necessários três elementos básicos conforme mostrado a seguir:
• Fonte;
• Meio de Transmissão;
• Destino.

Características da Transmissão

Um sistema de comunicação de dados possui váriascaracterísticas das quais podemos citar:
• A direção do fluxo de dados pode ser do tipo Simplex, Half-Duplex ou Full-Duplex;
[pic]

Figura 2 Características da Transmissão


Fluxo da Transmissão:
• Transmissão Simplex: A informação é transmitida em uma única direção, ou seja, somente do transmissor para o receptor.
• Transmissão Half-Duplex: A informação é transmitida em ambosos sentidos, de modo alternado, ou seja, em um determinado instante a informação só vai ou só vem, a fim de evitar conflitos na linha de dados.
• Transmissão Full-Duplex: A informação é transmitida em ambos os sentidos de modo simultâneo. Normalmente é uma transmissão a 4 fios, ou seja, dois pares de fios. Entretanto, existe uma forma de utilizar transmissão Full-Duplex a dois fios, alocandoparte da largura de banda para a comunicação A->B e a outra parte para a comunicação B->A.
[pic]

Figura 3 Transmissão full duplex a dois e a quatro fios



Evolução das Redes

As redes de dados surgiram como resultado de aplicativos de computador que foram criados para empresas e logo os microcomputadores foram se popularizando em todos os lugares.
Entretanto, naépoca em que esses aplicativos foram criados, as empresas possuíam computadores que eram dispositivos dedicados, e cada um deles operava independentemente de outros computadores.
No início da era dos microcomputadores, eles eram utilizados isoladamente dentro das empresas. Aos poucos, os microcomputadores foram se popularizando.
Os usuários trocavam informações através de mídias que eramgeradas no microcomputador de origem e levadas até o destino.
Com a interconexão dos microcomputadores da rede, passou-se a ter uma rápida troca de informações entre os usuários da rede.
Passou-se também a otimizar os recursos de periféricos dos microcomputadores da rede.
Portanto, se percebeu que essa maneira de administrar empresas não era eficaz nem econômica. Elasprecisavam de uma solução que respondesse satisfatoriamente às três questões a seguir:
• Como evitar a duplicação de equipamentos e recursos;
• Como se comunicar eficazmente;
• Como configurar e gerenciar uma rede.
As empresas reconheceram o quanto poderia economizar e ganhar em produtividade usando a tecnologia de rede. Elas começaram a implantar redes e a expandir as redes...
tracking img