Algebra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução e Objetivo
Para o grupo que realizou este trabalho foi de uma enorme satisfação, o conhecimento adquirido na busca de alto entendimento da atividade pratica supervisionada (ATPS), conseguimos favorecer a aprendizagem, estimulamos a nossa co-responsabilidade com eficiência eficaz, aumentamos a nossa confiança em grupo, conseguimos desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e oauto-aprendizado ainda mais, procuramos diferentes fontes de pesquisa, sabemos que no futuramente vamos utilizar estes conhecimentos adquiridos com mais facilidade.
O grupo alem de adquirir conhecimento com este trabalho também tem o objetivo de passar os métodos de forma fácil e coerente levando a quem ler esta ATPS a abranger ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação,avaliação, e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e as telecomunicações. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia. E também desenvolver ou utilizar novas fera mentas e técnicas.

Etapa1

Passo 1

• Definição a ordem e os principais tipos de Matrizes

 MATRIZA matriz e os determinantes não são encontrados apenas no estudo da matemática, mas também na engenharia, informática, tabelas financeiras, e dentre outras. Uma matriz é um conjunto ordenado de elementos dispostos em linhas e colunas representadas respectivamente por m e n, onde n ≥ 1 e m ≥ 1.
Para representar essas linhas e colunas devemos obedecer as regras, dependendo do númerode linhas e colunas a matriz recebe um nome e podemos também aplicar nelas as quatro operações. As matrizes são estruturas matemáticas organizadas na forma de tabela com linhas e colunas , utilizadas na organização de dados e informações. Nos assuntos ligados a Álgebra,as matrizes são responsáveis pela solução de sistemas lineares.Elas podem ser construídas com M linhas e N colunas , observe :, matriz de ordem 3 x 1. (3 linhas e 1 coluna).

, matriz de ordem 3 x 2. (3 linhas e 2 colunas)

, matriz de ordem 4 x 2. (4 linhas e 2 colunas)

, matriz de ordem 1 x 4. (1 linha e 4 colunas)

As matrizes com número de linhas e colunas iguais são denominadas matrizes quadradas. Observe:

, matriz quadrada de ordem 2 x 2.

, matriz quadrada de ordem 3 x 3.

, matriz quadradade ordem 4 x 4.

localização:

O elemento 2 está na 1ª linha e 1ª coluna.
O elemento 5 está na 1ª linha e 2ª coluna.
O elemento 7 está na 2ª linha e 1ª coluna.
O elemento –9 está na 2ª linha e 2ª coluna.

Portanto, temos:
aij, onde i = linhas e j = colunas.
a11 = 2
a12 = 5
a21 = 7
a 22 = –9

Podemos construir uma matriz de acordo com uma lei de formação baseada em situaçõesvariadas. Por exemplo, vamos construir uma matriz de ordem 3 x 3, seguindo a orientação aij = 3i + 2j.



Vamos escrever a matriz B dada por (aij)4x4, de modo que i + j, se i = j e i – j, se i ≠ j.



Passos de 2 a 3.

• Tipos de matrizes

Uma matriz recebe certo tipo de nome dependendo da quantidade de elementos em suas linhas e colunas ou apenas por característicasespecíficas.

► Matriz linhas
Recebe o nome de Matriz linha toda matriz que possui apenas uma linha. O número de colunas é independente. Por exemplo:

1 x 3

► Matriz coluna
Recebe o nome de Matriz coluna toda matriz que possuir apenas uma coluna. O número de linhas é independente. Por exemplo:

5 x 1

► Matriz nula
Recebe o nome de Matriz nula toda matriz queindependentemente do número de linhas e colunas todos os seus elementos são iguais a zero. Por exemplo:



Podendo ser representada por 03 x 2.

► Matriz quadrada
Matriz quadrada é toda matriz que o número de colunas é o mesmo do número de linhas. Por exemplo:





Quando a matriz é quadrada nela podemos perceber a presença de uma diagonal secundária e uma...
tracking img