Algarve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 11 – Qualidade nos destinos turísticos

Professora Luísa Lourenço

Fábio Correia
Nº3
3ºTT

Índice……………................................................................................................................1

Introdução……………………………..…………………………………………………………………………...…...2

Localização e breve descrição…………………………………………………………………………………...3Acessibilidade……………………………………………………………………………………………………………4

Serviços de restauração…………………………………………………………………………………………….5

Alojamento……………………………………………………………………………………………………………….6

Segurança…………………………………………………………………………………………………………………7

Atractivos naturais…………………………………………………………………………………………………….8

Actividades recreativas e eventos……………………………………………….……………………………..9

Itinerários turísticos…………………………………………………………………….……………………………12

AnáliseSWOT………………………………………………………………………………..………………………….14

Conclusão………………………………………………………………………………………………………………….15

Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………....16

Este trabalho foi realizado no âmbito do Módulo 11 – Qualidade nos Destinos Turísticos da disciplina de TIAT, e tem como objectivos: falar sobre a localização da Região de Turismo do Algarve e descrevê-la; caracterizá-la de acordo com os parâmetros de acessibilidade, serviços de restauração, alojamento,segurança, atractivos naturais, actividades recreativas, itinerários ou rotas turísticas e, por fim a inclusão da análise SWOT para esta região.
A escolha deste tema justifica-se através do facto de que a Região de Turismo do Algarve é o destino turístico mais procurado, e com mais visitas anuais dentro do território português até à data, tendo então despertado a minha curiosidade acerca dos seuspontos fortes e fracos, de forma a poder avaliar-se a sua qualidade enquanto destino turístico.

O Algarve constitui uma das regiões turísticas mais importantes de Portugal e da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e Verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, as suas paisagens naturais, o patrimóniohistórico e etnográfico ou a sua deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos e que fazem do Algarve uma das províncias mais ricas e desenvolvidas do país.

O Algarve confina a norte com a região do Alentejo (sub-regiões do Alentejo Litoral e Baixo Alentejo), a sul e oeste com o Oceano Atlântico, e a leste o Rio Guadiana marca afronteira com Espanha. O ponto mais alto situa-se na serra de Monchique, com uma altitude máxima de 902m. Além de Faro, têm também categoria de cidade os aglomerados populacionais de Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Quarteira, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António. Destas, todas são sede de concelho à excepção de Quarteira.
Internamente, a região é subdividida em duas zonas,uma a Ocidente (o Barlavento) e outra a Leste (o Sotavento). Com esta divisão podemos registar um claro efeito de espelho entre as duas zonas. Cada uma destas zonas tem 8 municípios e uma cidade dita principal: Faro está para o Sotavento como Portimão está para o Barlavento. De igual modo cada uma delas possui uma serra importante (a Foia, no Barlavento, e o Caldeirão, no Sotavento). Rios comsemelhante importância (o Arade no Barlavento e o Guadiana no Sotavento).

Devido à sua localização periférica, o Algarve usufrui de boas ligações internas, com outras cidades portuguesas, e externas, com os restantes países do mundo. Em termos de transportes aéreos, as diversas companhias nacionais garantem deslocações regulares, fazendo da região um ponto de escala privilegiado de partidas echegadas.
O Algarve possui também uma boa rede viária, composta por Auto-estradas (AE), Itinerários Principais (IP), Itinerários Complementares (IC), Estradas Nacionais (EN) e Estradas Municipais, eficaz para viagens de autocarro ou em viaturas alugadas.
O transporte ferroviário é outra das alternativas...
tracking img