Alfa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caro aluno: a avaliação a distância é um momento de estudo e reflexão sobre a disciplina. Para a realização da avaliação é indispensável a leitura do material didático e a frequência às tutorias, emseus pólos e visitas à plataforma. Portanto, aproveite esse momento para se auto-avaliar e atualizar sua organização de estudo.



Questão 1 (2 pontos)

Para a realização desta questão vocêprecisará do material didático: Volume 1 de Alfabetização 1, Aula 2. Nesta aula há uma atividade solicitando a elaboração de um quadro com a explicação dos sentidos da alfabetização em dois momentosdiferentes da história. A questão foi transcrita abaixo.

Preencha o quadro assinalando os diferentes sentidos da alfabetização como um direito, na Revolução Francesa e no movimento da Escola Nova noBrasil.


ALFABETIZAÇÃO COMO UM DIREITO



REVOLUÇÃO FRANCESA




ESCOLA NOVA





Questão 2 (4 pontos)

“Em função da importância atribuída à alfabetização escolar como umdivisor de águas na vida dos indivíduos, criou-se ao longo dos anos, um mito em torno do processo de alfabetização.” (Alfabetização Cont. e Forma 1, v.1 p.10)

Contextualize historicamente o surgimentodeste mito e descreva pelo menos duas conseqüências de sua disseminação para a sociedade atual.

Seu texto deverá ter, aproximadamente, 10 linhas.



Questão 3 (4 pontos)

Leia a afirmativaabaixo retirada do material didático de Alfabetização: conteúdo e forma 1, aula 7, p.81 e p. 84

“ Construir significados e atribuir sentidos ao que se lê e escreve é fundamental ao processo deapropriação da leitura e da escrita.”

“...as pessoas que falam dessa forma pertencem a uma classe social desprestigiada, marginalizada, que não têm acesso à educação formal e aos bens culturais, porisso a língua que falam sofre o mesmo preconceito – feia, pobre e carente, quando na verdade é apenas diferente da língua ensinada na escola (...) Assim, o problema não está naquilo que se fala, mas...
tracking img