Alexandria: uma analise educacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A relação das ciências naturais com as ciências humanas: uma análise do filme Alexandria na perspectiva do ensino de ciências através da história e da filosofia das ciências.



Maria Elba Soares[1]

“Se toda estrela cadente cai pra fazer sentido
E todo mito quer ter carne aqui.
A ciência não se ensina.
A ciência insemina, a ciência em si.”
Arnaldo Antunes e Gilberto Gil


RESUMOO artigo apresenta uma discussão teórica através de um roteiro cinematográfico, definições de ciências, religião e gênero na perspectiva da cultura do início da idade média. Situa reflexões sobre a ciência integrada à filosofia e à história e dá ênfase à necessidade de valorização do conhecimento. Também tece um debate acerca do ensino de ciências através de um novo olhar, projetando um ensinocontextualizado e crítico.
Palavras-chave: ciências, cinema, ensino, história e filosofia.

ABSTRACT

The article presents a theoretical discussion by a film script, definitions of science, religion and gender from the perspective of the culture of the early Middle Ages. Reflections located on the integrated science to philosophy and history and emphasizes the need for enhancement of knowledge.It also weaves a discussion of science education through a new look, designing an educational context and critical.

1. INTRODUÇÃO

A linguagem cinematográfica tem a capacidade de projetar ficções, de antecipar estilos, de debater temas banais e polêmicos e de revisitar o passado. Aqui convidamos o leitor a envolver-se num roteiro que data do ano de 391 d.C., iníciodo cristianismo na história do ocidente.

A temática do filme Alexandria remonta os discursos e a cultura do início da idade média, conduzindo-nos a construção imagética do espaço e do tempo histórico e nos remetendo ao passado como se este fosse passível de ser revivido. O filme trata das concepções relacionadas ao papel da mulher, as ideias sobre o conhecimento, as experiências com amatemática e a astrologia e as relações com a verdade, bem como apresenta o processo do trabalho científico, testemunhando o processo de estudo, pesquisa e frustração da pensadora.

Dessa forma, enxergamos a história se colorindo em nossa retina. Os cenários do filme são elaborados a cada diálogo, imagens que até então só existiam na iconografia dos livros de história e na elaboração imaginária de nossasleituras passam a ser quase reais. O decorrer da narrativa nos encanta e impacta ao mesmo tempo que nos compromete com a herança cultural e ideológica dos nossos antepassados; somos enfim partícipes da história.

“É justamente o que acontece no cinema, através do choque de suas sequências de imagens. O cinema se revela assim, também desse ponto de vista, o objeto atualmentemais importante daquela ciência da percepção que os gregos chamavam de estética” (BENJAMIN, 1996, p. 194).

O filme reforça o reconhecimento da importância da ciência por duas características: ser fonte de inquietação intelectual e a outra é ter o poder de revolucionar as verdades e as crenças de uma época. Nessa perspectiva, a aula de filosofia que acontecia na biblioteca de Alexandria integravaas duas características citadas. O roteiro imprime força e tragédia na tentativa de Hypatia refletir e criticar as verdades convencionadas naquele período. A crise religiosa foi extremamente opressora e obrigou o povo de Alexandria a ser mero seguidor dessas verdades absolutas. Esse confronto de ideias lega a humanidade ao entendimento sobre os conflitos ideológicos, suas rupturas e especialmentesobre o danoso poder de silenciar a voz do conhecimento.


Talvez esteja aí a resposta para a crise na educação, trata-se de uma crise de paradigma, em que a humanidade se deparou com a crise das verdades, que tiveram em toda história da humanidade sempre um caráter metafísico. O que fazer diante desse sentimento de fragilidade da condição humana? (PEREIRA & ARAUJO, 2009,...
tracking img