Alexandre o grande

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Homo Culturalis
O Homem se caracteriza a partir de diferentes e diversas dimensões, mas não se limita a eles Uma dessas dimensões, talvez uma das mais amplas e complexas para o entendimento sejaa cultura. Vamos, portanto discutir essa o dimensão ou característica que expressa o sentido da produção humana.
O Homem não se limita ao mundo natural; ele o transcende e o transforma. Transcende porquetem expectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura. Em razão disso é quedizemos que o Homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca culturalou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindoo meio que o circunda; recria o mundo natural e o já criado, criando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.

Quem foi Alexandre o Grande?
Ele foi umimportante rei da Macedônia, que viveu no século 4 a.C. Em apenas 33 anos de vida, Alexandre, o Grande - também conhecido como Alexandre Magno ou Alexandre III -, formou um enorme império, que ia do sudesteda Europa até a Índia. Por isso, ele é considerado o maior líder militar da Antiguidade. "Com só 18 anos, Alexandre iniciou sua fulminante carreira de vitórias, boa parte delas sobre o grande ImpérioPersa", diz a arqueóloga clássica Maria Beatriz Borba Florenzano, da Universidade de São Paulo (USP). Quando assumiu o trono da Macedônia, em 336 a.C., Alexandre tratou de manter e ampliar umpoderoso exército deixado por seu pai, rei Filipe II. Mas para isso precisou ir atrás das riquezas de outros povos, principalmente dos persas, iniciando uma vitoriosa campanha militar na qual contou com oapoio de algumas cidades-estados da Grécia.
Por ter sido educado pelo filósofo grego Aristóteles dos 13 aos 16 anos, Alexandre tinha uma grande admiração pela cultura helênica. "Era preocupação de...
tracking img