alergia, dermatite, exantema, petequias, vitilígio, mácula, acne, furúnculo, herpes simples, catapora, sarampo e rubéola

1613 palavras 7 páginas
ALERGIA
Conceito: reação de hipersensibilidade, é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno, e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.
Causa: Ácaros e baratas, mofo (fungos), epitélio e pelos de animais domésticos, esporos de fungos e polens de flores, alimentos, medicamentos.
Tipos: a alergia pode ser de origem: alimentar (leite de vaga, ovos, amendoim, soja...), pele (manifesta-se com lesões e coceira intensa), nariz (rinite alérgica), vias respiratórias (asma) ou ocular (conjuntivite).
Diagnóstico: É importante procurar um médico especialista, que irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença.
Tratamento: Manter as janelas abertas durante o dia, manter os móveis limpos, evitar vassouras e espanadores, trocar travesseiros uma vez por ano.
DERMATITES
Conceito: A dermatite é uma reação alérgica da pele que gera sintomas, como vermelhidão, coceira, descamações e formação de pequenas vesículas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em algumas áreas do corpo ou por todo o corpo.
Causa: detergentes, desinfetantes, cimento, perfumes, cosméticos e algumas plantas.
Tipos: Seborréica, de contato, atópica, herpertiforme, ocre púrpura, perioral, de frauda, esfoliativa e numular.
Diagnóstico: Está baseado no aspecto da pele e nos antecedentes de exposição a um agente irritante ou alérgico.
Tratamento: Vai depender do tipo de dermatite,mas pode ser feito com uso de medicamentos ou corticoides orais, ou com cremes a base de corticoides indicados pelo dermatologista.
EXANTEMA
Conceito: Um exantema é uma erupção cutânea difusa e mais ou menos extensa ao longo da superfície do corpo.
Causa: São manifestações muito frequentes de várias doenças infecciosas provocadas por vírus.
Tipos: As mais comuns são exantemas de sarampo, rubéola e varicela.
Diagnóstico: no sarampo as lesões são pequenas manchas (ou

Relacionados