Aleitamento natural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEITAMENTO NATURAL

RESUMO

Neste trabalho de pesquisa, de caráter descritivo pretendeu-se identificar o que é o Aleitamento Natural, apresentando seus benefícios tanto para mãe quanto para o bebe, como o leite é produzido fisiologicamente e verificar as principais variáveis que interferem nas pratica da amamentação das puérperas e nutrizes.
Procurou verificar como que a amamentação previnealterações miofuncionais e hábitos parafuncionais, e alertar sobre o uso indiscriminado de bicos e mamadeiras como substitutos do aleitamento materno, com suas principais conseqüências. Enfatizando também as dificuldades encontradas na amamentação de recém-nascidos portadores de malformações congênitas, como fissuras palatinas.
Para tanto, foram realizadas pesquisas em artigos científicos,sendo encontrados dados e informações importantes para o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o aleitamento natural é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento tanto físico como psicológico de bebes recém-nascido. Alguns autores ressaltam a importância da amamentação, sendo considerado o leite materno como a melhor forma de alimentar um bebe, até os 2 anos de idade, sendoaleitamento exclusivo sem adição de nenhum outro liquido ate mesmo água ou sólidos como papinhas e frutas ate os 6 meses de idade.
Portanto o leite materno é rico em vitaminas, cálcio, proteínas, lactoses, sais minerais e imunoglobulinas, que são de grande vantagem nutricional para o bebe, lhe proporcionando saúde e melhor desenvolvimento.
O ato de amamentar além de satisfazer as necessidadesnutricionais do bebe também satisfaz as psicológicas, promovendo o envolvimento emocional entre mãe e filho, proporcionando afeto, segurança, amor, carinho e união.
Sendo o seio o meio de contato entre a mãe e a criança, se fazendo o relacionamento afetivo através do contato boca com os mamilos e pelo aconchego produzido pelos braços maternos.
Ressaltando também as vantagens da amamentação para a mãediminuindo doenças como o câncer de mama, certos cânceres ovarianos e certas fraturas ósseas. Relata-se também sobre o efeito da amamentação no menor risco de morte por artrite reumatoide. A amamentação satisfaz muito mais que a mamadeira a necessidade de sucção do recém-nascido, sugando no seio materno a quantidade necessária. Sugar no seio materno é um exercício vital para o correto crescimentodas estruturas ósseas e musculares da face do bebê, interferindo de forma positiva o posicionamento dos dentes na fala e respiração.
As mães de um modo geral desconhecem seus direitos e a necessidade de amamentar seu filho, preocupando-se demasiadamente com a estética do corpo, por falta de conhecimento e informação o suficiente de seus benefícios e algumas delas muitas vezes tem receio deamamentar em lugares públicos devido aos preconceitos da sociedade.
A criança que é alimentada através da mamadeira tem a tendência em
introduzir o dedo na boca, como uma necessidade de exercitar a musculatura. A sua satisfação de fome é mais imediato, visto não ter a necessidade de fazer esforço ao sugar o bico da mamadeira, cujo orifício goteja mais rápido.
A incidência de alterações oclusaiscomo mordida aberta e miofuncionais como, respiração bucal e deglutição atípica além dos hábitos parafuncionais, tem sido muito freqüente ocasionadas pela ausência do aleitamento materno possibilitando o bebe a procurar novos métodos de sucção, como a sucção digital que provoca variadas alterações oclusais e a substituição do aleitamento natural por artificial buscando utilizar mamadeiras causandomaiores problemas no desenvolvimento estomatognático do bebe.
A partir deste trabalho, busca-se o esclarecimento sobre a amamentação na prevenção das má oclusões e alterações miofuncionais, como forma de evitar conseqüências futuras proporcionando melhores condições de vida para as crianças.
O aleitamento materno é considerado uma questão de saúde pública e
todos os sistemas...
tracking img