Resenha do Artigo - Aleitamento e hábitos orais deletérios em respiradores orais e nasais.

988 palavras 4 páginas
Resenha do Artigo - Aleitamento e hábitos orais deletérios em respiradores orais e nasais.

TRAWITZKI, L. V. V., LIMA, W. T. A., MECHIOR, M. O. Aleitamento e hábitos orais deletérios em respiradores orais e nasais. Rev. Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 71, n. 6, 747-51, nov/dez, 2005.

A prática do aleitamento natural desempenha importante papel na saúde do ser humano, abrangendo o desenvolvimento infantil e a saúde da mulher, com isso, o artigo objetivou verificar a relação do padrão respiratório (nasal ou oral) com o histórico de aleitamento e hábitos orais deletérios.

O artigo mostra claramente ao leitor que o leite materno é considerado o melhor alimento para o recém-nascido e segundo a comprovação de estudos, a amamentação deve ser exclusiva nos seis primeiros meses de vida, porque além dos benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais / psicológicos, o aleitamento materno promove a saúde do sistema estomatognático, satisfazendo a necessidade fisiológica de sucção da criança e diminuindo a sucção não nutritiva. Portanto é um estímulo que propicia o correto estabelecimento da respiração nasal, e o desenvolvimento normal de todo o complexo craniofacial.

O leitor compreenderá no artigo que a presença de hábitos orais deletérios pode comprometer o equilíbrio da neuromusculatura orofacial, o crescimento craniofacial e propiciar alterações oclusais dependendo do período, da intensidade e da frequência do hábito, pois a face necessita, além dos estímulos genéticos, de estímulos externos para seu desenvolvimento, esses oferecidos pelas funções do sistema sensório motor oral.
As autoras informam que o interesse por este estudo surgiu da hipótese de que crianças amamentadas preferencialmente no seio materno por um curto período de tempo ou que não são amamentadas, apresentem maior probabilidade de desenvolver respiração oral e hábitos orais deletérios, do que crianças amamentadas no seio materno por no mínimo seis meses de idade.

Trata-se

Relacionados

  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas
  • Oncologia enfermagem
    161886 palavras | 648 páginas