Leitura de uma obra de arte - "barriga"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autodidata e gaúcho, Luiz Carlos Brugnera (RS-1966) vive e trabalha na cidade de Cascavel, interior do Paraná, e desde 1994 fez 13 individuais em Cascavel, Curitiba e Belo Horizonte. Foi mapeado peloprograma Rumos Itaú Cultural em 1999 e contemplado em 2001. Em 2006 recebeu o prêmio de artes visuais do Instituto Paranaense de Cultura, em Curitiba. No exterior, tem obras nos acervos da NationalGallery de Praga, do MAM Paris, do Camden Arts Centre de Londres e da Câmara de Comércio de Milão. No Brasil, faz parte dos acervos do Museu de Arte de Brasília, MAM Bahia, Museu de Arte da Pampulha,Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e do Museu Oscar Niemeyer, entre outros.
Em Barriga (2007), Luiz Carlos Brugnera, consegue transformar o linear oval construindouma “barriga”, utilizando a técnica do grafite e verniz automotivo sobre MDF (140x100x2 cm). Brugnera elabora a obra como se a “barriga” estivesse sendo “enovelada”, montada por fios, pouco a pouco,ora lembrando uma imagem de ultrassonografia, ora lembrando a forma física de uma barriga, como parte do corpo, tendo como chamariz o umbigo. A obra possui efeitos bidimensionais, onde é possível notarperspectiva, fazendo parecer com que a barriga representada esteja, ao mesmo tempo, flutuando e sendo segurada pelos fios.
O preenchimento da figura oval se faz com traços horizontais, que de certaforma surgiriam de um fio, uma linha vertical que viria a traçá-los. Estes traços unem-se ao centro da imagem, formando um “umbigo”. Na parte superior da obra há um efeito granulado e ao mesmo tempoesfumaçado, onde ainda não teria ocorrido o “enovelamento”. Ao fundo da obra é visível um espaço escuro, para poder surgir o efeito flutuante da “barriga”.
Juntamente com a ideia de “barriga”lembra-se do ventre materno, onde os fios, além de representarem um cordão umbilical ligado à placenta, fazem alusão ao desenvolvimento lento e delicado de um feto. Brugnera, ao apresentar a obra pela...
tracking img